O “Nós” insurgente do “Ataque” na arte
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.15723Palavras-chave:
Estar junto, Arte contemporânea, AtaqueResumo
A tentativa de parte da produção artística contemporânea de promover diferentes tipos de agenciamentos coletivos pode ser pensada como indício de um desejo genuíno de estar junto. Dessa forma, o presente texto, como parte de um estudo mais amplo acerca das formas de estar junto da arte contemporânea, debruça-se sobre uma forma específica, evidenciada em vários trabalhos artísticos. O estar junto do “ataque”. O propósito é de aprofundar o olhar a respeito dessa estratégia relacional, identificando toda a potência que embasa trabalhos que lançam mão do choque e do enfrentamento enquanto verdadeiros dispositivos instauradores de formas de estar junto. Como exemplos dessa tendência, foram analisados trabalhos específicos de Marina Abramovic, Grupo 3nós3e Grupo de Arte Callejero.
Referências
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CESAR, Marisa Flórido. Nós, o outro, o distante. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2014.
GOLDBERG, Roselee. A arte da performance – Do Futurismo ao presente. Lisboa: OrfeuNegro, 2007.
HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Bem-estar comum. Rio de Janeiro: Editora Record, 2016.
JAMES, Westcott. Quando Marina Abramovic morrer. São Paulo: Edições Sesc, 2015.
JUNIOR, Norval Baitello. Dadá-Berlim: Des/montagem. Brasília: Editora Nacional, 1994.
LONGONI, Ana. La legitimación del arte político. In: Revista Brumaria, n. 5, 2005.
UNO, Kuniichi. A gênese de um corpo desconhecido. São Paulo: n-1 Edições, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Bruno Gomes de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.