Cena e página

Criar pesquisando é produzir novas experiências

Autores

  • Susana Tambutti Universidad Nacional de las Artes (UNA) - Argentina
  • Rousejanny da Silva Ferreira Instituto Federal de Goiás - Brasil https://orcid.org/0000-0003-2844-1951

Palavras-chave:

Prática artística, Pesquisa, Metodologia, Tese

Resumo

Se a pesquisa em artes é um assunto ainda em discussão, é ainda mais se o recorte for a Dança. Este artigo enfoca especificamente os problemas gerados pelos trabalhos acadêmicos que se debruçam em criações cênicas. Em geral, eles devem ser acompanhados de uma redação acadêmica que confira um “referencial teórico” e legitime a proposta artística. Consequentemente, o atual tratamento dicotômico gera duas produções autônomas (prática cênica, por um lado; transferência para a escrita, por outro), provocando, por sua vez, uma divisão na forma de produção do conhecimento. O objetivo aqui é analisar os conflitos metodológicos originados a partir do momento em que esses trabalhos tentam ser aceitos como um modo de pesquisa válido. Este texto procura cumprir uma dupla função: por um lado, repensar o lugar da pesquisa artística no campo específico da Dança e sua relação com as formas acadêmicas e, por outro, visualizar outras formas possíveis em que se poderia estabelecer a ligação entre a cena e a página.

Biografia do Autor

  • Susana Tambutti, Universidad Nacional de las Artes (UNA) - Argentina

    Docente en la Universidad Nacional de las Artes (UNA), Argentina.

  • Rousejanny da Silva Ferreira, Instituto Federal de Goiás - Brasil

    Mestre em Performances Culturais (UFG), Professora do curso de Licenciatura em Dança (IFG), Professora do Mestrado em Artes ProfArtes

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Publicado

2020-11-29

Edição

Seção

Tradução

Como Citar

Cena e página: Criar pesquisando é produzir novas experiências. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 20, p. 255–281, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/20365. Acesso em: 19 dez. 2024.

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