Cena e página

Criar pesquisando é produzir novas experiências

Autores

  • Susana Tambutti Universidad Nacional de las Artes (UNA) - Argentina
  • Rousejanny da Silva Ferreira Instituto Federal de Goiás - Brasil https://orcid.org/0000-0003-2844-1951

Palavras-chave:

Prática artística, Pesquisa, Metodologia, Tese

Resumo

Se a pesquisa em artes é um assunto ainda em discussão, isso é ainda maior se o recorte for a dança.  Este artigo enfoca especificamente os problemas gerados pelas teses focadas na criação cênica. Em geral, estes trabalhos devem ser acompanhados de uma redação acadêmica que confira um "referencial teórico" e legitime a proposta artística. Consequentemente, o atual tratamento dicotômico se transforma em duas produções autônomas (prática cênica, por um lado; transferência para a escrita, por outro), gerando, ao mesmo tempo, uma divisão na forma de produção do conhecimento. O objetivo é analisar os conflitos metodológicos originados a partir do momento em que esses trabalhos tentam ser aceitos como um modo de pesquisa válido. Este texto procura cumprir uma dupla função: por um lado, repensar o lugar da pesquisa artística referente ao campo específico da dança e sua relação com as formas acadêmicas, e, por outro, visualizar outras formas possíveis em que poderiam se estabelecer a ligação entre a cena e a página.

Biografia do Autor

Susana Tambutti, Universidad Nacional de las Artes (UNA) - Argentina

Docente en la Universidad Nacional de las Artes (UNA), Argentina.

Rousejanny da Silva Ferreira, Instituto Federal de Goiás - Brasil

Mestre em Performances Culturais (UFG), Professora do curso de Licenciatura em Dança (IFG), Professora do Mestrado em Artes ProfArtes

Referências

ARIZTÍA, Tomas. La teoría de las prácticas sociales: particularidades, posibilidades y límites. Cinta moebio. Revista de Epistemología de Ciencias Sociales, Núm. 59. 2017, p. 221-234. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/cmoebio/n59/0717-554X-cmoebio-59-00221.pdf
BIALAKOWSKY, Alberto, LUSNICH, Cecilia, ROMERO, Guadalupe y Ortiz, Pablo. La praxis universitaria: desafíos, tensiones y propuestas en el contexto de las transformaciones de las últimas décadas. In: X Jornadas de Sociología. Buenos Aires: Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires, 2013, p.2-26. Disponível
BORGDORFF, HENK.El debate sobre la investigación en las artes. Cairon. Revista de ciencias de la danza, Núm. 13, 2005, p. 25-46. Disponível em: http://blogs.fad.unam.mx/asignatura/adriana_raggi/wpcontent/uploads/2015/01/El-debate-sobre-la-investigaci-n-en-las-artes-2.pdf
BORGDORFF, Henk. The conflict of the faculties: perspectives on artistic research and academia. Leiden: Leiden University Pres, 2012. Disponível em: https://openaccess.leidenuniv.nl/bitstream/handle/1887/18704/The%20Conflict%20of%20the%20Facultie s%20-%20proefschrift%20Borgdorff.pdf?sequence=20
BORGDORFF, HENK Y SCHUIJER, Michiel. Research in the Conservatoire: Exploring the Middle Ground. Dissonanz/Dissonance Núm. 110, 2010, p. 14–19. Disponível em: https://www.dissonance.ch/upload/pdf/diss110.hb_14_19_Research_web.pdf
BRIGANTE ROVIDA, Anna Maria. La razón poética de Giambattista Vico. Universitas Philosophica, Vol. 51, Ano 25, 2008, p. 181-193. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4095/409534415009.pdf
BURGIN, Victor. Thoughts on 'Research' Degrees in Visual Arts Departments. Journal of Media Practice, Vol. 7, Núm.2, 2008, p. 101-8. Disponível em: http://mpison.webs.upv.es/metodologia/textos/victor_burgin_research.pdf
CASSIS Larraín, Adad José. Donald Schön: una práctica profesional. Compás Empresarial, Vol. 3, Num. 5, p. 54-58, 2011.
COESSENS, Kathleen, Crispin, Darla y Douglas, Ann. The Artistic Turn: a manifesto. Lovaina: Leuven University Press, 2010.
CORNAGO, Óscar. Artes y Humanidades: una cuestión de formas (de hacer) Telondefondo. Revista de teoría y práctica teatral. Núm.12, 2010, p. 1-21. Disponível em: http://www.telondefondo.org/numerosanteriores/numero12/articulo/312/artes-y-humanidades-una-cuestion-de-formas-de-hacer.html
CRUZ, Alejandro. Diana Szeinblum: danza subterránea. La Nación. Disponível em: https://www.lanacion.com.ar Acesso em: 13 de dezembro de 2004.
CRUZ, Alejandro. Rakhal Herrero y su búsqueda de otras formas de representación. La Nación, 2016. Dsiponível em: https://www.lanacion.com.ar/espectaculos/rakhal-herrero-y-subusqueda-de-otras-formasde-representacion-nid1876419
BROWN, Ismene. Ballet Meets Science. Scientific giants Einstein and Darwin inspire two dance premieres at Rambert and Birmingham Royal Ballet. The arts desk.com., 2009. Disponível em: https://theartsdesk.com/dance/ballet-meets-science
FARRÉ, LUIS. Los valores estéticos en la filosofía aristotélica. En Actas del Primer Congreso Nacional de Filosofía. Mendoza: Universidad Nacional de Cuyo, 1949.
FRAYLING, Christopher. Research in Art and Design. Royal CoIlege of Art Papers, Londres: Vol. 1, Num. 1, 1993/4. Disponível em: http://researchonline.rca.ac.uk/384/3/frayling_research_in_art_and_design_1993.pdf
FRIEDENBERG, Gustavo. Esconder los misterios del bosque. Balletindance. Num. 256, 2016. Disponível em:.https://balletindance.com/2016/08/10/luis-biasotto/
HOPPER, Edward. Edward Hopper. Pinturas y dibujos de los cuadernos personales. Madrid: La y Museo Thyssen Bornemisza, 2012.
KANT, Immanuel. Crítica del juicio. Seguida de las observaciones sobre el asentimiento de “Lo bello y lo sublime”. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 1999. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/obra/critica-del-juicio-seguida-de-las-observaciones-sobre-elasentimiento-de-lo-bello-y-lo-sublime--0/
KOZEL, Susan. Process Phenomenologies en Bleeker, Maaike, Foley Sherman, Jon y Nedelkopoulou, Eirini (ed.). Performance and Phenomenology: Traditions and Transformations. Londres: Routledge, 2015.
La destrucción es una parte inherente de lo creativo. Entrevista a Daniel Abreu. La hora, 2018. Disponível em: https://www.lahora.com.ec/noticia/1102172652/entrevista-daniel-abreu-la-destruccion-esuna-parte-inherente-de-lo-creativo
LÓPEZ Cano, Rubén y San Cristobal, Úrsula. Investigación artística en música. Problemas, métodos, experiencias y modelos. Barcelona: Fondo para la Cultura y las Artes de México e Escola Superior de Música de Catalunya, 2014.
MARÍN, Alejandra. El actor naturalista: sobre Los episodios reveladores de François Delsarte. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas, Vol. 5, Núm. 2, p. 9-28, 2010. Disponível em: www.redalyc.org/articulo.oa?id=297023500002
MARINETTI, Filippo. Tommaso. Marinetti: Selected Writings. New York: Farrar, Straus y Giroux, 1972.
MIRANDA, Luis. Estética e Interpretación. La segunda y tercera formulación de una filosofía de la interpretación en Luigi Pareyson. Hybris: Revista de Filosofía, Vol. 5, Núm. 2, p. 75-93, 2014. Disponível em: http://revistas.cenaltes.cl/index.php/hybris/article/view/70
MORAZA Pérez, Juan Luis. Aporías de la Investigación (tras, sobre, so, sin, según, por, para, hasta, hacia, desde, de, contra, con, cabe, bajo, ante, en) Arte.In: ALMEIDA, Catarina y ALVES, Andrés (org.). Notas sobre el saber: Artistic research does #4. Porto: i2ADS - Research Institute in Art, Design and Society, 2017.
PAPA, Laura. Bailar con un cuerpo que tiende a desaparecer, 2006. Disponível em: https://www.mundoteatral.com/comentario-teatral/bailar-con-un-cuerpo-que-tiende-desaparecer
PASSOS, Eduardo y Benevides de Barros, Regina. A Cartografia como método de pesquisa intervenção. In: PASSOS, Eduardo, PASSOS, Kastrup, VIRGÍNIA Y DA ESCÓSSIA, Liliana (orgs.) Pistas do método da cartografia Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade Porto Alegre: Sulina, 2015, p.17-31. Disponível em: https://www.editorasulina.com.br/img/sumarios/473.pdf
PÉREZ DE LAMA, José. La avispa y la orquídea hacen mapa en el seno de un rizoma. Cartografía y máquinas, releyendo a Deleuze y Guattari. Pro-Posições, Vol. 20, Num. 3, 2009. p. 121-145. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v20n3/v20n3a09.pdf
PINTA, María Fernanda. Paisajes kinético-sonoros. Entrevista con Carlos Casella. Archivo ARTEA, 2006. Disponível em: http://archivoartea.uclm.es/textos/paisajes-kinetico-sonoros-entrevista-con-carlos-casella/
POLANYI, Michael. Personal Knowledge.Towards a Post-Critical Philosophy. Londres: Routledge, 1958.
RANCIÉRE, Jacques. Aisthesis: Escenas del régimen estético del arte. Buenos Aires: Manantial. 2013.
SALAZAR SUTIL, Nicolas. Rudolf Laban and Topology: a Videographic Analysis. Space and Culture, Vol 16, Núm. 2, 2013, p. 173-193. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1206331213475776
Segunda / Doce Veinticuatro - 2DA / 1224. Con-vivencia 12/24 –Segunda. Entrevistas // Rakhal Herrero. Segunda Cuadernos de Danza, 2016. Disponível em: http://cuadernosdedanza.com.ar/textosdanzacontemporanea/122/con-vivencia-12-24-segunda-enentrevistas-rakhal-herrero
SCHIPHORST, Thecla. A case study of Merce Cunningham’s use of the lifeforms computer choreographic system in the making of trackers. Vancouver: Simon Fraser University, 1986. Disponível em: https://www.sfu.ca/~tschipho/publications/Schiphorst_M.A.Thesis.pdf
SUÁREZ AZTAIZA, Jeison Andrés. Aproximación a la teoría de la formatividad en la estética de Luigi Pareyson. Revista Légein, Núm.10, 2010, p. 49-70. Disponível em: http://revistalegein.univalle.edu.co/documentos/legein10/Suarez-Pareyson_n10.pdf
VALLEJOS, Vivi y González, Ignacio. Laura Kalauz: deshaciendo la obviedad del cuerpo. Revol. Girar las Danzas, 2013. Disponível em: http://revistarevol.com/actualidad/laura-kalauz-deshaciendo-laobviedad-del-cuerpo/
VIGNOLES, Diana. Entrevista a Pablo Rotemberg. Segunda Cuadernos de Danza., 2017. Disponível em: http://cuadernosdedanza.com.ar/textosdanzacontemporanea/280/entrevista-a-pablo-rotemberg
VILLANUEVA, Santiago. Performear o performear. Santiago Villanueva en conversación con Luis Garay. Loveartnotpeople, 2019. Disponível em: https://loveartnotpeople.org/2019/06/26/performear-operformear/
WATANABE, Meli. Las fuentes de inspiración son muy diversas, cambian, mutan, 2015. Disponível em: https://aprendizperegrinante.wordpress.com/2015/11/17/celia-arguello-rena-las-fuentes-de-inspiracionson-muy-diversas-cambian-mutan/

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

TAMBUTTI, S.; FERREIRA, R. da S. Cena e página: Criar pesquisando é produzir novas experiências. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 20, p. 255–281, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/20365. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Tradução