Narrativas audiovisuais na educação

a videoarte Anima2 e seus sentidos

Autores

  • Analice Dutra Pillar Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil https://orcid.org/0000-0003-2143-3406
  • Juliano de Campos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.21347

Palavras-chave:

Ensino de artes visuais, Videoarte, Anima2, Leitura audiovisual, Arte contemporânea

Resumo

O artigo discute a leitura de produções audiovisuais em contextos educativos a partir dos referenciais da semiótica discursiva, da cultura visual e do ensino da arte, enfocando os sentidos criados pelas estratégias de montagem ao instaurarem o discurso audiovisual. O trabalho analisa os ritmos visual e sonoro e como eles se articulam para constituir o efeito audiovisual. O corpus de análise é a videoarte Anima2, uma produção com imagens sobrepostas e sons que não homologam o que está sendo mostrado. Para realizar a leitura do objeto, foi organizado um grupo focal com estudantes de um curso de formação de professores, a fim de conhecer os significados que eles atribuem a essa produção. As conclusões apresentam aportes para a leitura de narrativas audiovisuais na educação.

Biografia do Autor

  • Analice Dutra Pillar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

    Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), Brasil, na área de ensino de artes visuais. Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), mestre em Artes pela ECA/USP e graduada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UFRGS. Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid. Pesquisadora do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS/CNPq). É Editora-Chefe da Revista GEARTE. Possui publicações na área do Ensino de Artes Visuais. 

  • Juliano de Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

    Mestre em Educação, na linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Produção Audiovisual - Cinema & Vídeo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi professor de Cinema e Fotografia na Universidade do Extremo-Sul Catarinense e Professor voluntário de Cinema na Escola de Educação Infantil Casa do Pequenino.  Atuou na área de Produção Audiovisual como diretor e fotógrafo. Pesquisa Produções Audiovisuais, Arte e Educação.

Referências

ACASO, María. El lenguaje visual. 1. ed. Barcelona: Paidós, 2009.

ACASO, María. Esto no son las Torres Gemelas:cómo aprehender a leer la televisión y otras imágenes.1. ed. Madrid: Catarata, 2006.

AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus Editora, 2008.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. 1. ed. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da. Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

CHION, Michel. La audiovisión. Barcelona: Paidós, 1993.

CIRELLO, Moira Toledo D. G. Educação audiovisual popular no Brasil – Panorama 1990-2009. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Artes) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade deSão Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: <10.11606/T.27.2010.tde-19112010-113739>. Acesso em: 12 jun. 2019.

DIAS, Cláudia. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas.Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 1-12, 2000. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/330/252> Acesso em: 1 maio 2020.

EFLAND, Arthur D.; FREEDMAN, Kerry; STUHR, Patricia. La educación en el arte posmoderno.Barcelona: Paidós, 2003.

FECHINE, Yvana. Contribuições para uma semiotização da montagem. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia (Org.). Linguagens na comunicação:desenvolvimentos de semiótica sincrética.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p. 323-370.

FERRÉS, Joan. Vídeo e educação. Porto Alegre: ARTMED, 1996.

GIBSON, Amber. Videoarte: algunos apuntes. Exit Express, n. 59, maio 2010, p.18-31.

HERNÁNDEZ, Fernando. ¿De qué hablamos cuando hablamos de Cultura Visual?. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 30, n. 2, p. 9-34, jul./dez. 2005. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/12413>. Acesso em: 5 dez. 2019.

HERNANDES, Nilton. Duelo: a publicidade da tartaruga da Brahma na Copa do Mundo. In:LOPES, Ivã C.; HERNANDES, Nilton (Org.). Semiótica:objetos e práticas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 227-244.

LANDOWSKI, Eric. Modos de presença do visível. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de (Org.).Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004. p. 97-112.

LANDOWSKI, Eric. Para uma semiótica sensível. Educação & Realidade, Porto Alegre, n. 30, v. 2, p. 93-106, jul./dez. 2005. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/12417>. Acesso em: 13 jun. 2019.

LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro. São Paulo: Perspectiva, 2002.

MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

MÉDOLA, Ana Sílvia D. A abordagem do sincretismo em televisão: em busca de caminhos para análise. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; LANDOWSKI, Eric (Org.). Caderno de Discussão do Centro dePesquisas Sociossemióticas.São Paulo: Editora CPS, 2003. p. 483-492.

PILLAR, Analice Dutra. Lectura de producciones audiovisuales del arte contemporáneo en la educación artística. Revista Complutense de Educación, Madrid, v. 25, n. 2, p.337-353, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2014.v25.n2.41539> Acesso em: 19 mar. 2020.

PILLAR, Analice Dutra. Readings of the contemporary in art education: simultaneity and ambivalence in video art.International Journal of Education through Art, Londres, v. 13, n. 2, p. 235-247, maio/ago. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1386/eta.13.2.235_1>. Acesso em: 1 mar. 2020.

PILLAR, Analice Dutra; GOULART, Manuella Pereira. Arte contemporânea e ensino da arte: leituras da videoarte “Cinema Lascado”. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EMARTES PLÁSTICAS (ANPAP), 24., 2015, Santa Maria. Anais do 24º Encontro da ANPAP. Santa Maria: ANPAP, 2015, p. 2776-2791. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2019.

PILLAR, Analice Dutra; REGINATO, Tanise. Leituras de micronarrativas audiovisuais em contextos educativos: barquinhos de Tatajuba. In: RAMALHO, Sandra; SCOZ, Murilo; SANTOS, Célio Teodorico dos (Org.). Ressonâncias semióticas. 1 ed. Florianópolis: UDESC, 2020. p. 46-62.

PILLAR, Analice Dutra; REGINATO, Tanise. Os efeitos de sentido na videoarte “Muto”: tempo e espaçono discurso audiovisual. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTESPLÁSTICAS (ANPAP), 25., 2016, Porto Alegre. Anais do 25º Encontro da ANPAP. Porto Alegre: ANPAP, 2016, p. 2916-2931. Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2016/simposios/s6/analice_dutra_pillar-tanise_reginat.pdf>. Acesso em: 12 out. 2019.

RESSEL, Lúcia Beatriz et al. O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa. Texto & Contexto – Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 779-786, out./dez. 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400021>. Acesso em: 12 dez. 2019.

ROLDÁN, Ángel García. Videoarte en contextos educativos. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Granada, Granada, 2012. Disponível em:< http://hdl.handle.net/10481/21630> Acesso em: 10 maio 2019.

SANTOS, Maria Angélica dos; BARBOSA, Maria Carmen Silveira (Org.). Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014

TEIXEIRA, Lucia. Entre dispersão e acúmulo: para uma metodologia de análise de textos sincréticos. Gragoatá, Niterói, v. 9, n. 16, p. 209-227, jan./jun. 2004. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33349/0>. Acesso em: 20 jun. 2019.

TEIXEIRA, Lucia. Para uma metodologia de análise de textos verbovisuais. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia (Org.). Linguagens na comunicação:desenvolvimentos de semiótica sincrética.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p. 41-77.

ZUNZUNEGUI, Santos. Pensar la imagen. Madrid: Ediciones Cátedra/Universidad del País Vasco, 1995.

Downloads

Publicado

2021-01-29

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Narrativas audiovisuais na educação: a videoarte Anima2 e seus sentidos. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 21, p. 168–190, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.21347. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21347. Acesso em: 27 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

21-30 de 419

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.