Narrativas audiovisuais na educação

a videoarte Anima2 e seus sentidos

Autores

  • Analice Dutra Pillar Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil https://orcid.org/0000-0003-2143-3406
  • Juliano de Campos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.21347

Palavras-chave:

Ensino de artes visuais, Videoarte, Anima2, Leitura audiovisual, Arte contemporânea

Resumo

O artigo discute a leitura de produções audiovisuais em contextos educativos a partir dos referenciais da semiótica discursiva, da cultura visual e do ensino da arte, enfocando os sentidos criados pelas estratégias de montagem ao instaurarem o discurso audiovisual. O trabalho analisa os ritmos visual e sonoro e como eles se articulam para constituir o efeito audiovisual. O corpus de análise é a videoarte Anima2, uma produção com imagens sobrepostas e sons que não homologam o que está sendo mostrado. Para realizar a leitura do objeto, foi organizado um grupo focal com estudantes de um curso de formação de professores, a fim de conhecer os significados que eles atribuem a essa produção. As conclusões apresentam aportes para a leitura de narrativas audiovisuais na educação.

Biografia do Autor

Analice Dutra Pillar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), Brasil, na área de ensino de artes visuais. Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), mestre em Artes pela ECA/USP e graduada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UFRGS. Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid. Pesquisadora do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS/CNPq). É Editora-Chefe da Revista GEARTE. Possui publicações na área do Ensino de Artes Visuais. 

Juliano de Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Mestre em Educação, na linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Produção Audiovisual - Cinema & Vídeo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi professor de Cinema e Fotografia na Universidade do Extremo-Sul Catarinense e Professor voluntário de Cinema na Escola de Educação Infantil Casa do Pequenino.  Atuou na área de Produção Audiovisual como diretor e fotógrafo. Pesquisa Produções Audiovisuais, Arte e Educação.

Referências

ACASO, María. El lenguaje visual. 1. ed. Barcelona: Paidós, 2009.
ACASO, María. Esto no son las Torres Gemelas: cómo aprehender a leer la televisión y otras imágenes. 1. ed. Madrid: Catarata, 2006.
AUMONT, Jacques et. al. A estética do filme. Campinas: Papirus Editora, 2008.
BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da. Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. 1. ed. São Paulo: Cortez,2010.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. 1. ed. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
CHION, Michel. La audiovisión. Barcelona: Paidós, 1993.
CIRELLO, Moira Toledo D. G. Educação audiovisual popular no Brasil – Panorama 1990-2009. 2010. 2 v. Tese. (Doutorado em Comunicação e Artes) — Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. p. 1-361. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-19112010-113739/publico/2351228.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2019.
DIAS, Cláudia. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação & Sociedade, v. 10, n. 2, p. 1-12, 2000. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/330/252> Acesso em: 1 maio 2020.
EFLAND, Arthur D.; FREEDMAN, Kerry; STUHR, Patrícia. La educación en el arte posmoderno. Barcelona: Paidós, 2003.
FECHINE, Yvana. Contribuições para uma semiotização da montagem. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia (Orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimento de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p. 323-370.
FERRÉS. Joan. Vídeo e educação. Porto Alegre: ARTMED, 1996
GIBSON, Amber. Videoarte: algunos apuntes. Exit Express, n. 59, mai 2010, p.18-31.
HERNANDES, Nilton. Duelo: a publicidade da tartaruga da Brahma na Copa do Mundo. In: LOPES, Ivã C.; HERNANDES, Nilton. (Orgs). Semiótica: objetos e práticas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 227-244.
HERNÁNDEZ, Fernando. ¿De qué hablamos cuando hablamos de Cultura Visual? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 30, n.2, p. 9-34, jul./dez 2005. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/12413/7343> Acesso em: 5 dez. 2019.
LANDOWSKI, Eric. Para uma semiótica sensível. Educação & Realidade, Porto Alegre, n. 30, v. 2, p. 93-106, jul./dez, 2005. Disponível em:
<https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/12417/7347> Acesso em: 13 jun. 2019.
LANDOWSKI, Eric. Modos de presença do visível. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de (Org.). Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004. p.97-112.
LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro. São Paulo: Perspectiva, 2002.
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
MÉDOLA, Ana Sílvia D. A abordagem do sincretismo em televisão: em busca de caminhos para análise. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; LANDOWSKI, Eric (Orgs.). Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Editora CPS, 2003. p. 483-492.
PILLAR, Analice Dutra; REGINATO, Tanise. Leituras de micronarrativas audiovisuais em contextos educativos: barquinhos de Tatajuba. In: RAMALHO, Sandra; SCOZ, Murilo; SANTOS, Célio Teodorico dos. (Orgs.). Ressonâncias semióticas. 1ed. Florianópolis: UDESC, 2020. p. 46-62.
PILLAR, Analice. Readings of the contemporary in art education: Simultaneity and ambivalence in video art. International Journal of Education through Art, Londres, v.13, n.2, p. 235-247, maio / ago. 2017. Disponível em:
<http://dx.doi.org/10.1386/eta.13.2.235_1> Acesso em: 1 mar. 2020.
PILLAR, Analice Dutra; REGINATO, Tanise. Os efeitos de sentido na videoarte Muto: tempo e espaço no discurso audiovisual. In: 25º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), 2016, Porto Alegre. 25º Encontro da ANPAP, Arte seus espaços e/em nosso tempo. Porto Alegre: ANPAP, 2016. v. 1. p. 2916-2931. Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2016/simposios/s6/analice_dutra_pillar-tanise_reginat.pdf> Acesso em: 12 out. 2019.
PILLAR, Analice Dutra; GOULART, Manuella Pereira. Arte contemporânea e ensino da arte: leituras da videoarte Cinema Lascado. In: 24º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP, 2015, Santa Maria - RS. Anais do 24º Encontro Nacional da ANPAP. Santa Maria - RS, 2015. p. 2776-2791. Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s5/analice_dutra_pillar_manuella_goulart.pdf> Acesso em: 23 set. 2019.
PILLAR, Analice Dutra. Lectura de producciones audiovisuales del arte contemporáneo en la educación artística, Revista Complutense de Educación, Madrid, v. 25 n. 2, p.337-353, 2014. Disponível em:
<https://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/view/41539/42939> Acesso em: 19 mar. 2020.
RESSEL, Lucia B. et.al. O uso do Grupo Focal em Pesquisa Qualitativa. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 779-786, out./dez. 2008. <http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/21.pdf> Acesso em: 12 dez. 2019.
ROLDÁN, Ángel G. Videoarte en contextos educativos. 2012. Tesis (Doctoral en Educación) - Facultad de Ciencias de La Educación, Universidad de Granada, Granada, p. 1-682. Disponível em:<http://hdl.handle.net/10481/21630> Acesso em: 10 maio 2019.
SANTOS, Maria Angélica dos; BARBOSA, Maria Carmen Silveira (Orgs.). Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014
TEIXEIRA, Lucia. Para uma metodologia de análise de textos verbovisuais. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia (Orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p.41-77.
TEIXEIRA, Lucia. Entre dispersão e acúmulo: para uma metodologia de análise de textos sincréticos. Gragoatá - Revista do Instituto de Letras da UFF, Niterói, v. 16, p. 209-227, jan./jun. 2004. Disponível em:
<https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33349/19336> Acesso em: 20 jun. 2019.
ZUNZUNEGUI, Santos. Pensar la imagen. Madri: Catedra/Universidad del Pais Vasco, 1995.

Downloads

Publicado

2021-01-29

Como Citar

DUTRA PILLAR, A.; DE CAMPOS, J. Narrativas audiovisuais na educação: a videoarte Anima2 e seus sentidos. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 168–190, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.21347. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21347. Acesso em: 21 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática