1968, estética e ideologia

O espetáculo-manifesto 1a Feira Paulista de Opinião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21559

Palavras-chave:

Teatro brasileiro, Ditadura militar, Censura teatral

Resumo

O artigo reflete acerca dos eventos históricos, estéticos e políticos em torno do espetáculo-manifesto 1ª Feira Paulista de Opinião promovido pelo Teatro de Arena de São Paulo em junho de 1968, em parceria com diversos artistas da cena paulistana. Trata-se de uma das inúmeras tentativas de compreensão dos rumos da classe e da produção teatral brasileiras após a deflagração da ditadura civil-militar (1964-1985). Nesse contexto, o artigo aventa o influente papel tanto do encenador e formulador ideológico diretor da Feira, Augusto Boal, quanto da imprensa da época, na figura do jornal O Estado de S. Paulo e o seu controverso papel no suporte ao teatro paulistano dos anos de 1960.

Biografia do Autor

  • Gessé Almeida Araújo, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Brasil

    É professor adjunto-A da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, atuando no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Relações Étnico-raciais (PPGER) do campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas - BA (IHAC-CPF); está coordenador do Colegiado da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas tecnologias. Possui doutorado e mestrado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC-UFBA) e graduação em Licenciatura em Teatro pela UFBA.

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Publicado

2020-05-27

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

1968, estética e ideologia: O espetáculo-manifesto 1a Feira Paulista de Opinião. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 127–145, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.21559. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21559. Acesso em: 19 dez. 2024.

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