Capturando Borboletas

A intertextualidade como gesto biográfico em Não Estou Lá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.35184

Palavras-chave:

Não Estou Lá, Todd Haynes, intertextualidade, Bob Dylan, cinebiografia

Resumo

Lançado em 2007, o filme Não Estou lá pode ser definido como uma rede de intertextualidades, tecidas pelo realizador Todd Haynes com o intuito de analisar, questionar e dar a conhecer novos pontos de vista sobre a obra do músico Bob Dylan. Ao colocar os conceitos inerentes ao estudo dessa intertextualidade em diálogo com as ferramentas de análise fílmica, a presente reflexão procura demonstrar o modo como o cineasta se apropria das linguagens dos dispositivos biográficos do cinema (documentário, drama romântico e entrevista) para refletir e traduzir audiovisualmente as diversas personas do cantor. Neste processo, e ao longo de 135 minutos de filme, Haynes eleva Não Estou lá do estatuto de mero retrato imagético do legado de Dylan a comentário crítico sobre a tradição das cinebiografias.

Biografia do Autor

  • Ana Catarina Pereira, Universidade da Beira Interior

    Ana Catarina Pereira é docente na Universidade da Beira Interior e doutorada em Ciências da Comunicação, pela mesma universidade. É membro da Comissão para a Igualdade da UBI e investigadora do LabCom, licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca. É autora dos livros A Mulher-Cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação e do Estudo do Tecido Operário Têxtil da Cova da Beira. Co-organizou as obras Cinema e Outras Artes (volumes I, II e III), Filmes (Ir)refletidosUBICinema 2007/2017Geração Invisível: Os novos cineastas portugueses, e Colectânea de Poesia - Poetas do Fundão.

    Autora de diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, trabalhou vários anos como jornalista, colaborando com as revistas FocusNotícias Sábado e Notícias Magazine (Diário de Notícias), jornal I, entre outras. Fundou e dirigiu a revista online Magnética Magazine e foi directora do curso de Ciências da Cultura (UBI). É curadora e júri de diversas exposições e festivais de cinema; uma das fundadoras da Conferência Internacional de Cinema e Outras Artes, realizada anualmente na UBI; e coordenadora do GT de Estudos Fílmicos da Sopcom.

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FILMOGRAFIA:

A HARD day’s night. Direção: Richard Lester. Reino Unido: Imagem Filmes, 1964. 1 DVD (87 min.), son., p&b.

AMADEUS. Direção: Milos Forman. EUA, França, Tchecoslováquia, Itália: Warner, 1984. 1 DVD (160 min.), son., color.

CAPOTE. Direção: Bennett Miller. Canadá, EUA: Sony, 2005. 1 DVD (114 min.), son., color.

DON’T look back.Direção: D.A. Pennebaker. EUA: Cine Art Pictures, 1967. 1 DVD (96 min.), son., p&b.

ERA uma vez no Oeste. Direção: Sergio Leone. EUA, Itália: Paramount, 1968. 1 DVD (165 min.), son., color.

FESTIVAL. Direção: Murray Lerner. EUA: The Criterion Collection, 1967. 1 DVD (95 min.), son., color/p&b.

JOHNNY & June. Direção: James Mangold. Alemanha, EUA: Fox, 2005. 1 DVD (135 min.), son., color.

LOVE story. Direção: Arthur Hiller. EUA: Paramount, 1970. 1 DVD (100 min.), son., color.

NÃO estou lá. Direção: Todd Haynes. Alemanha, Canadá, EUA: Europa Filmes, 2007. 1 DVD (135 min.), son., color/p&b.

NO DIRECTION home. Direção: Martin Scorsese. EUA: Paramount, 2005. 1 DVD (359 min.), son., color/p&b.

PAT Garrett & Billy the kid. Direção: Sam Peckinpah. EUA, México: MGM, 1973. 1 DVD (122 min.), son., color.

RAY. Direção: Taylor Hackford. EUA: Universal, 2004. 1 DVD (152 min.), son., color.

VELVET Goldmine. Direção: Todd Haynes. EUA, Reino Unido: Cult Filmes, 1998. 1 DVD (118 min.), son., color.

VENENO. Direção: Todd Haynes. EUA: Bronze Eyes Production/Killer Films/Poison L.P., 1991. 1 DVD (85 min.), son., color.

MUSICOGRAFIA

BALLAD of a thin man. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: HIGHWAY 61 Revisited. Washington, D.C.: Columbia Records, 1965. 1 CD, faixa 5 (6 min).

BLOWIN’ in the Wind. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: THE FREEWHEELING Bob Dylan. Washington, D.C.: Columbia Records, 1962. 1CD, faixa 1 (3 min).

EVERY GRAIN of Sand. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: SHOT of love. Washington, D.C.: Columbia Records, 1981. 1CD, faixa 10 (6 min).

JUST LIKE a Woman. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: BLONDE on blonde. Chicago, Il.: Mobile Fidelity/Sound Lab, 1966. 1 CD, faixa 8 (5 min).

QUINN the Eskimo (The Mighty Quinn). Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: THE ESSENTIAL Bob Dylan. Washington, D.C.: Columbia Records, 2000. 1CD, faixa 13 (2 min).

SIMPLE Twist of Fate. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: BLOOD on the tracks. Washington, D.C.: Columbia Records, 1975. 1CD, faixa 2 (4 min).

SONG to Woody. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: BOB Dylan. Washington, D.C.:Sony Music, 1962. 1CD, faixa 12 (3 min).

THE TIMES They Are a-Changin’. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: THE TIMES They are a-changin’. Washington, D.C.: Columbia Records, 1964. 1CD, faixa 1 (3 min).

WHEN the Ship Comes In. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: THE TIMES They are a-changin’. Washington, D.C.: Columbia Records, 1964. 1CD, faixa 8 (3 min)

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Publicado

2022-04-28

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Capturando Borboletas: A intertextualidade como gesto biográfico em Não Estou Lá. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 75–99, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.35184. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/35184. Acesso em: 19 dez. 2024.

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