O nacional e o jogo da narrativa

civilização e barbárie no filme Nueve Reinas (Argentina, 2000), dirigido por Fabián Bielinsky.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.35560

Palavras-chave:

Cinema Argentino, Narração, Análise Fílmica, Nacional

Resumo

O presente artigo visa realizar uma análise do texto fílmico Argentino Nueve Reinas (2000), dirigido por Fabián Bielinsky, relacionando elementos da construção da narrativa e da posta em cena com possíveis formas de construção do nacional. A partir dos pressupostos teóricos e analíticos de Bordwell (1995, 1996), para a observância de processos narrativos, e do aporte de teóricos e pesquisados tanto do campo das ciências sociais, como do campo do cinema, observa-se a produtividade do binômio civilização/barbárie para o campo cultural, social e político da Argentina. O resultado da análise é a identificação de uma série de estratégias usadas pelo diretor para expor sua visão de mundo no que tange a comunidade imaginada Argentina.

Biografia do Autor

Eduardo Dias Fonseca, UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-americana

Eduardo Dias Fonseca é docente da área de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Doutor em Artes (linha de pesquisa: Cinema) da Escola de Belas Artes da UFMG. Mestre em Artes ( linha de pesquisa: Criação e Crítica da Imagem em Movimento) pela Escola de Belas Artes da UFMG, Interessado nas áreas da indústria audiovisual, cinema latino-americano e do cinema brasileiro. 

Referências

AGUILAR, Gonzalo. Más allá del Pueblo: Imágenes, indicios y políticas del cine. Mexico DF: Fondo de cultura económica, 2015.

______________. Otros mundos: un ensayo sobre el nuevo cine argentino. Buenos Aires: Santiago Arcos Editor, 2010.

AMATRIAIN, Ignácio (Org.) Una década de Nuevo Cine Argentino (1995-2005): Industria, crítica, formación, estéticas. Buenos Aires: Ediciones Ciccus, 2009.

ANDERMANN, Jens. Nuevo cine argentino. Buenos Aires: Paidós, 2015.

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo. Lisboa: Edições 70, 1983.

BHABHA, Homi. Nación y narración: entre la ilusión de una identidad y las diferencias culturales. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2010.

BORDWELL, David. El significado del filme: Inferencia y retorica en la interpretación cinematográfica. Barcelona: Paidós, 1995.

______________. La narración en el cine de ficción. Barcelona: Paidós, 1996.

FEVRIER, Andrés. Nueve reinas, una película transparente. In.: DOMINGUEZ, Juan Manuel. El fulgor: ideas sobre Fabián Bielinsky. Buenos Aires: 18º BAFICI, 2016. P. 13- 54.

GAUDREAULT, André; JOST François. A narrativa cinematográfica. Brasília: Editora UnB. 2009.

LUA de Papel (Paper moon, USA). Direção: Peter Bogdanovich. São Paulo: Paramount Films, 1973. 1 disco DVD (102 min.).

LUSNICH, Ana Laura (Org). Civilización y barbarie en el cine argentino y latinoamericano. Buenos Aires: Editorial Biblios, 2005.

NUEVE Reinas. Direção: Fabian Bielinsky. Buenos Aires: Patagonik Films, 2000. 1 disco DVD (109 min.).

O Magnífico Farsante (The Flim-Flam Man, USA). Direção: Irvin Kershner. São Paulo: 20Th. Century Fox,1967. 1 disco DVD (104 min).

OS Viciados (The panic at the Needle Park, USA). Direção: Jerry Schatzberg. São Paulo: Lume Filmes, 1971. 1 disco DVD (110 min.).

PELLETTIERI, Osvaldo (Org). Historia del teatro argentino en Buenos Aires: La segunda modernidad (1949-1976). Buenos Aires: Galerna, 2003.

SARMIENTO, Domingos. F. Facundo, ou civilização e barbárie. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

SVAMPA, Maristella. El dilema argentino: civilización o barbarie. De Sarmiento al revisionismo peronista. Buenos Aires: Editorial Aguilar, 2006.

______________. Cambio de época: movimientos sociales y poder político. Buenos Aires: Siglo Veintiuno editores, 2012.

VISCONTI, Marcela. Cine y dinero: imaginarios ficcionales y sociales de la Argentina (1978-2000). Buenos Aires: Fundacción Ciccus, 2017.

WOLF, Sergio. Historia(s) del dinero. In. DOMINGUEZ, Juan Manuel (ed). El fulgor: Ideas sobre Fabián Bielinsky. Buenos Aires: 18º BAFICI, 2016.

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

FONSECA, E. D. O nacional e o jogo da narrativa: civilização e barbárie no filme Nueve Reinas (Argentina, 2000), dirigido por Fabián Bielinsky. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 142–161, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.35560. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/35560. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática