O nacional e o jogo da narrativa
civilização e barbárie no filme Nueve Reinas (Argentina, 2000), dirigido por Fabián Bielinsky.
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.35560Palavras-chave:
Cinema Argentino, Narração, Análise Fílmica, NacionalResumo
O presente artigo visa realizar uma análise do texto fílmico Argentino Nueve Reinas (2000),dirigido por Fabián Bielinsky, relacionando elementos da construção da narrativa e da posta em cena com possíveis formas de construção do nacional. A partir dos pressupostos teóricos e analíticos de Bordwell (1995; 1996), para a observância de processos narrativos, e do aporte de teóricos e pesquisadores tanto do campo das ciências sociais como do campo do cinema, observa-se a produtividade do binômio civilização/barbárie para o campo cultural, social e político da Argentina. O resultado da análise é a identificação de uma série de estratégias usadas pelo diretor para expor sua visão de mundo no que tange à comunidade imaginada Argentina.
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