V.7, N.14: nov.2017 - abr.2018

					Visualizar V.7, N.14: nov.2017 - abr.2018

Neste da Revista Pós, propusemos como seção temática Arte e Experiência Interartes na Educação. Essa linha abrange pesquisas em nível de pós-graduação na área de formação de professores de Artes, em metodologias de ensino-aprendizagem em Arte (presencial e a distância) e em ensino-aprendizagem de Arte com tecnologias contemporâneas, podendo essas pesquisas seremrealizadas em contexto escolar e/ou em outros contextos formativos. Também contempla pesquisas em nível de pós-graduação envolvendo políticas públicas educacionais referentes à inserção da Arte na escola.

Recebemos vários artigos nacionais e internacionais sobre o tema demonstrando a força que a discussão no campo da pedagogia das artes tem alcançado atualmente. Em um momento em que as políticas públicas se encontram em contínua mudança e em que o diálogo com a sociedade e as organizações de classe não se confirma plenamente, acreditamos que a pesquisa e a reflexão sobre a prática pedagógica em arte, em seus diversos contextos educacionais, é importante e urgente.

Editores: Mariana Lima Muniz e Maurilio Andrade Rocha.

Publicado: 2017-11-22

Editorial

Artigos - Seção temática

  • LA POETICA DE LA ENSEÑANZA

    Patrícia Cardona
    8-22
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15492
  • ASSEMBLAGE-INTERDISCIPLINAR COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UM PERCURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR

    Josie Agatha Parrilha Silva
    23-43
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15495
  • ARTE E COMUNIDADE PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO IMPLICADAS NO COMUM

    Andreia Machado Oliveira
    42-60
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15496
  • UCRÔNICA UMA TECNOLOGIA CONTEMPORÂNEA PARA O ENSINO DAS ARTES AUDIOVISUAIS

    Leonardo Silva Souza
    61-71
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15497
  • A DESARTICULAÇÃO DO ANDROCENTRISMO E DA DISCRIMINAÇÃO INTERSECCIONAL POR MEIO DO ENSINO DA ARTE CONTEMPORÂNEA

    Valdoni Ribeiro Batista, Margarida Gandara Rauen
    72-95
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15498
  • O LABORATÓRIO-ATELIÊ ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTE

    GERALDO FREIRE LOYOLA, LUCIA GOUVÊA PIMENTEL
    96-108
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15499
  • A FALTA DE COMPREENSÃO DOS OBJETIVOS E DOS PROPÓSITOS DA DISCIPLINA ARTE

    Tiago de Brito Cruvinel
    109-128
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15500
  • EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM DANÇA ARTE E RELACIONAMENTO CORPORIFICADO

    Alba Pedreira Vieira, Karen E. Bond
    129-149
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15501
  • SOBRE TEATRO E REALIDADE(S) REFERENCIAIS FREIREANOS PARA UM ENSINO DIALÓGICO DE TEATRO

    Ildisnei Medeiros da Silva, Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco
    150-164
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15502
  • A COR E O PROFESSOR DE ARTE O ENSINO DA COR NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILERA

    MILENA QUATTRER, ANNA PAULA SILVA GOUVEIA
    165-193
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15503

Artigos - Seção aberta

  • SOBRE O OBJETO ESTÉTICO DESLOCAMENTOS EM FLUXO

    LUCIANA SILVA AGUIAR MENDES BARROS, MARIA CRISTINA VILLANOVA BIASUZ
    194-222
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046..15493