La docilización del arte público

postgraffiti y gentrificación en la zona portuaria de Río de Janeiro

Autores/as

  • Luiz Sérgio de Oliveira Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes https://orcid.org/0000-0002-8616-5089

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.45483

Palabras clave:

Muralismo, Graffiti, Post-Graffiti, Gentrificación, Zona portuaria

Resumen

Este artículo pretende articular la pintura mural, el graffiti y el post-graffiti como manifestaciones de arte público que, ante diferentes escenarios políticos, han presentado objetivos y respuestas sociales marcadamente dispares. A partir de una extensa literatura en los campos del arte público crítico, el muralismo, la cultura hip-hop y los estudios urbanos de la gentrificación, el artículo pretende reflexionar sobre los procesos de
revitalización de la Zona Portuaria de la ciudad de Río de Janeiro. En este sentido, al reconocer el uso sistemático de los recursos del arte público, especialmente en proyectos con artistas post-graffiti, el artículo subraya el interés de las autoridades públicas en asociarse con el arte en los procesos de revitalización y gentrificación de las zonas degradadas del puerto de Río de Janeiro.

Biografía del autor/a

Luiz Sérgio de Oliveira, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes

Artista e professor titular do Departamento de Arte da UFF. Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV- UFRJ, com estágio na Universidade de San Diego, Estados Unidos. Mestre em Arte pela Universidade de Nova York, Estados Unidos, e graduado em Artes Visuais (pintura) pela EBA-UFRJ. É professor do PPG em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF), do qual foi o Coordenador no período de 2008 a 2013. Foi o Editor-Chefe da Revista Poiésis (UFF) entre 2011 e 2014, e entre 2017 e 2022. É membro do Grupo de Estudos sobre Arte Pública no Brasil e do Grupo de Estudos sobre Arte Pública na América Latina. É bolsista (PQ-2) do Programa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Citas

ALVES, Raoni; LIMA, Marcos Serra. Zona Portuária do Rio terá galeria de arte a céu aberto com 11mil

m². G1-Rio, 27 nov. 2021. Disponível em:

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/11/27/zona-portuaria-do-rio-tera-galeria-dearte-a-ceu-aberto-com-11-mil-m.ghtml. Acesso em: 11 fev. 2023.

AMORIM, Diego. As cores do grafite aportam nos armazéns do cais. O Globo, Rio de Janeiro, p. 20, 6

set. 2020.

ARTEVERSA. Mônica Nador: Arte, comunidade, transformação. Disponível em:

https://www.ufrgs.br/arteversa/monica-nador-arte-comunidade-transformacao/. Acesso em: 18

mar. 2023.

BANES, Sally. Breaking. In: NEAL, Mark Anthony; FORMAN, Murray (ed.). That's the Joint! The HipHop Studies Reader. Nova York: Routledge, 2004. p. 13-20.

BISHOP, Claire. The Social Turn: Collaborations and its Discontents. Artforum, v. 44, n. 6, p. 178-183,

fev. 2006.

BORHES, Kristina. Another Attempt to Explore the Transient Nature of Post-Graffiti Through the

History of a Term. SAUC Journal: Street Art & Urban Creativity, v. 4, n. 1, p. 102-209, 2018.

Disponível em: http://sauc.website/public/journals/1/SAUC_V4N1/102%20-%20109_e.pdf. Acesso

em: 15 fev. 2023.

CAMPBELL, Brígida. Arte para uma cidade sensível: arte como gatilho sensível para novos

imaginários. 2018. 314 f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes

Visuais, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível

em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-12072018-145203/publico/

BRIGIDAMOURACAMPBELLPAES.pdf. Acesso em: 27 fev. 2023.

CASTLEMAN, Craig. Getting Up: Subway Graffiti in New York. Cambridge/Londres: The MIT Press,

COCKCROFT, Eva; WEBER, John Pitman; COCKCROFT, James. Toward a People’s Art – The

Contemporary Mural Movement. Albuquerque: University of New Mexico Press, 1998 [1977].

COOPER, Martha; CHALFANT, Henry. Subway Art. Londres: Thames & Hudson, 1999 [1988].

DAICHENDT, G. James. From Graffiti to Gallery – The Street Art Phenomenon. In: ROSS, Ian Ross

(ed.). Routledge Handbook of Street Culture. Londres; Nova York: Routledge, 2021. p. 90-103.

EMMERLING, Leonhard. Pollock. Colônia: Taschen, 2003.

FINKELPEARL, Tom. Introduction: The City as Site. In: FINKELPEARL, Tom (ed.). Dialogues in Public

Art. Cambridge, Mass.: The MIT Press, 2001. p. 2-51.

FOLGARAIT, Leonard. So Far from Heaven: David Alfaro Siqueiros’ “The March of Humanity” and

Mexican Revolutionary Politics. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

FORMAN, Murray. The ’Hood Comes First: Race, Space, and Place in Rap and Hip-Hop. Middletown,

Connecticut: Wesleyan University Press, 2002.

FORMAN, Murray. Hip-Hop Ya Don’t Stop: Hip-Hop History and Historiography. In: FORMAN, Murray;

NEAL, Mark Anthony. That’s the Joint! The Hip-Hop Studies Reader. Nova York/Londres: Routledge,

p. 9-12.

FUENTES, Carlos. A fronteira de cristal. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

FUREGATTI, Sylvia. A questão do tempo na produção da arte pública contemporânea: o antes e o

depois de Mônica Nador. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE ARTE PÚBLICO EM

LATINOAMERICA – GEAP-LA, 3., 2013, Santiago. Transitos, Apropriaciones y marginalidades del

arte público em América Latina. Santiago: Faculdad de Artes Liberales de la Universidad Adolfo

Ibanés, 2013. p. 243-256. Disponível em:

https://www.academia.edu/8068599/Drien_Marcela_Teresa_Espantoso

_R._y_Carolina_Vanegas_C._eds._III_Seminario_Internacional_sobre_Arte_Publico_en_Latinoamer

ica_Transitos_apropiaciones_y_marginalidades_d. Acesso em: 8 mar. 2023.

GANZ, Nicholas. Graffiti World: Street Art from Five Continents. Nova York: Harry N. Abrams, 2004.

GRAÇA, Luiza Abrantes da. Margens silenciadas: arte colaborativa e a busca por protagonismo.

283 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes

Visuais, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/150812. Acesso em: 15 mar. 2023.

HAGER, Steven. Hip Hop: The Illustrated History of Break Dancing, Rap Music, and Graffiti. Nova

York: St. Martin’s Press, 1984.

HEARTNEY, Eleanor. The Dematerialization of Public Art. In: HEARTNEY, Eleanor. Critical Condition:

American Culture at the Crossroads. Cambridge, Inglaterra: Cambridge University Press, 1997. p.

-218.

HEINICH, Nathalie. As reconfigurações do estatuto de artista na época moderna e contemporânea.

Revista Porto Arte, Porto Alegre, v. 13, n. 22, p. 137-147, maio 2005. Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/index.php/PortoArte/article/view/27910/16517. Acesso em: 21 fev. 2023.

HEINICH, Nathalie. The Glory of van Gogh: An Anthropoly of Admiration. Nova Jersey: Princeton

University Press, 1996.

JUDY BACA. Site da artista. Disponível em: http://www.judybaca.com/about/. Acesso em: 20 mar.

KESTER, Grant H. Conversation Pieces: Community + Communication in Modern Art. Berkeley, Cal.:

University of California, 2004.

KESTER, Grant. Beyond the White Cube: Activist Art and the Legacy of the 1960s. Public Art

Review, v. 14, n. 2, p. 4-11, primavera/verão 2003. Disponível em: https://umedia.lib.umn.edu/item/p16022coll128:1795/p16022coll128:1747?

child_index=4&page=2&q. Acesso em: 21 fev. 2023.

KRAMER, Ronald. The Rise of Legal Graffiti Writing in New York and Beyond. Nova York: Palgrave

Macmillan, 2017.

KRAMER, Ronald. Painting with Permission: Legal Graffiti in New York City. Ethnography, v. 11, n. 2,

p. 235-253, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1466138109339122. Acesso em: 21 mar.

KWON, Miwon. One Place After Another: Site-Specific Art and Locational Identity. Cambridge,

Mass.: The MIT Press, 2002.

LACY, Suzanne (ed.). Mapping the Terrain: New Genre Public Art. Seattle, Wash.: Bay Press, 1996.

LAMARÃO, Sérgio Tadeu de Niemeyer. Dos trapiches ao porto: um estudo sobre a área portuária

do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes;

Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração, 1991.

LANCHNER, Carolyn. Jackson Pollock. Nova York: Museum of Modern Art, 2009.

LENNON, John. Conflict Graffiti: From Revolution to Gentrification. Chicago: The University of

Chicago Press, 2021.

LEWISOHN, Cedar. Street Art: The Graffiti Revolution. Londres: Tate Publishing, 2008.

LIPPARD, Lucy R. Foreword to the 1998 Edition. In: COCKCROFT, Eva; WEBER, John Pitman;

COCKCROFT, James. Toward a People’s Art: The Contemporary Mural Movement. Albuquerque:

University of New Mexico Press, 1998 [1977]. p. xi-xv.

MOURÃO, Giovanni. Arte, cultura e lazer a céu aberto na Zona Portuária. O Globo, Rio de Janeiro, p.

, 12 dez. 2021.

NY TIMES. “Taki183” Spawns Pen Pals. New York Times, 21 jul. 1971. Disponível em:

https://www.nytimes.com/1971/07/21/archives/taki-183-spawns-pen-pals.html?

searchResultPosition=1. Acesso em: 3 mar. 2023.

OLIVEIRA, Luiz Sérgio de. O museu, o porto, a cidade: arte e gentrificação na zona portuária do Rio

de Janeiro. Niterói/Rio de Janeiro: Circuito; PPGCA-UFF, 2022.

OLIVER, Clare. Jackson Pollock. Danbury, Connecticut: Franklin Watts, 2003.

PINCUS, Robert L. The Invisible Town Square: Artists’ Collaborations and Media Dramas in America’s

Biggest Border Town. In: FELSHIN, Nina. Is It Art? The Spirit of Art as Activism. Seattle, Washington:

Bay Press, 1995. p. 31-49.

PINHEIRO, Augusto Ivan de Freitas; RABHA, Nina Maria de Carvalho Elias. Porto do Rio de Janeiro:

construindo a modernidade. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio, 2004.

POLCARI, Stephen. Jackson Pollock’s Maguey Shorthand. Source: Notes in the History of Art (The

University of Chicago), v. 32, n. 3, p. 30-36, primavera 2013. Disponível em:

https://doi.org/10.1086/sou.32.3.23392423. Acesso em: 25 fev. 2023.

PRICE, Emmett George, III. Hip Hop Culture. Santa Barbara, Califórnia: ABC-CLIO, 2006.

REVI, Rohit. Post-Graffiti in Lisbon: On Spatial Localization and Market Absorption. Cidades:

Comunidades e Territórios, n. 35, 2017. Disponível em:

https://journals.openedition.org/cidades/556. Acesso em: 21 mar. 2023.

RIBAS, Luciano do Monte. Jardim Miriam Arte Clube: lugar de encontro entre arte e direitos

humanos. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais,

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010. Disponível em:

https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/5198/RIBAS%2c%20LUCIANO%20DO

%20MONTE.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 fev. 2023.

RODRIGUEZ, Kaelyn Danielle. Authorship and Memory in Judy Baca’s Murals. Riverside:

University of California Press, 2014.

SANDOVAL, Chela; LATORRE, Guisela. Chicana/o Artivism: Judy Baca’s Digital Work with Youth of

Color. MacArthur Foundation Series. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2008. p. 81-108.

Disponível em: https://doi.org/10.1162 /dmal.9780262550673.081. Acesso em: 25 fev. 2023

SANTOS, Núbia Melhem; LENZI, Maria Isabel (org.). O porto e a cidade: o Rio de Janeiro entre 1565

e 1910. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005.

SCHACTER, Rafael. The World Atlas of Street Art and Graffiti. Sidney: NewSouth Publishing, 2013.

SCHJELDAHL, Peter. Wall Power. The New Yorker, v. 96, n. 2, p. 68, 2 mar. 2020. Disponível em:

https://go.gale.com/ps/i.do?p=AONE&u=capes&id=GALE|

A616062053&v=2.1&it=r&sid=bookmark-AONE&asid=14f3f159. Acesso em: 25 fev. 2023.

SENIE, Harriet F. Responsible Criticism: Evaluating Public Art. Sculpture, v. 22, n. 10, p. 44-49, dez.

Disponível em: https://sculpturemagazine.art/responsible-criticism -evaluating-public-art/.

Acesso em: 25 fev. 2023.

SOARES, Maria Alzira. A arte pública de Mônica Nador. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso

(Pós-Graduação) – Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação, Escola de

Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em:

http://celacc.eca.usp.br/sites/default/files/media/tcc/a_artepublica_de_monica_nador_arquivo_1.pdf. Acesso em: 27 fev. 2023.

SPEERSTRA/BLOG. Exhibition Writing the Future, Basquiat and the Hip-Hop Generation –

Boston – USA. Disponível em: https://www.speerstra.net/en/blog/posts/exhibition-writing-thefuture-basquiat-and-the-hip-hop-generation-boston-usa. Acesso em: 20 mar. 2023.

SPERLING, David. Artevida útil – Entrevista com Mônica Nador. Risco: Revista de Pesquisa em

Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação do Departamento de Arquitetura e

Urbanismo, USP-São Carlos, v. 4, n. 2, p. 93-98, 2006. Disponível em:

https://www.revistas.usp.br/risco/article/view/44677 Acesso em: 3 mar. 2023.

STIMSON, Blake; SHOLETTE, Gregory. Introduction: Periodizing Collectivism. In: STIMSON, Blake;

SHOLETTE, Gregory (ed.). Collectivism After Modernism: The Art of Social Imagination after 1945.

Mineápolis: University of Minnesota Press, 2007. p. 1-15.

TOYNTON, Evelyn. Jackson Pollock. New Haven: Yale University Press, 2012.

VELIMIROVIĆ, Andreja (Andrey V.). How The Great Wall of Los Angeles Became a Cultural Landmark.

Widewalls, 21 set. 2017. Disponível em: https://www.widewalls.ch/magazine/the-great-wall-of-losangeles. Acesso em: 3 mar. 2023.

WERNECK, Sylvia. É possível uma crítica socialmente ativa? Revista USP, São Paulo, n. 119, p. 132-

, out./nov./dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ revusp/article/view/151583.

Acesso em: 3 mar. 2023.

Publicado

2023-08-01

Cómo citar

OLIVEIRA, L. S. de. La docilización del arte público: postgraffiti y gentrificación en la zona portuaria de Río de Janeiro. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 28, p. 137–159, 2023. DOI: 10.35699/2238-2046.2023.45483. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/45483. Acesso em: 21 nov. 2024.