Sites de editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor

Autores

  • Ferreira Márcia Luiza Ferreira Professora Leitora pelo MRE no Departamento de Línguas Ocidentais da Faculdade de Artes da Universidade de Chulalongkorn Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.55-60

Palavras-chave:

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Ensino a distância. Livros didáticos. Editoras.

Resumo

Neste artigo relata-se o resultado de uma pesquisa sobre sites de editoras de livros didáticos, nos quais se investigaram as ofertas de serviços pertinentes ao trabalho do professor da educação básica. Com o intuito de analisar os ambientes de venda e promoção do livro didático, foi realizado um levantamento de sites de editoras desse material. Dessa forma, procurou-se verificar, nos endereços pesquisados, o que é ofertado ao professor consumidor do livro didático com o objetivo de complementar o trabalho em sala de aula, como o espaço chamado área do professor, por exemplo, que normalmente oferece fichas pedagógicas, entrevistas sobre temas relacionados à educação, dentre outros suportes. Foram analisados 10 sites de editoras durante o mês de maio de 2009. Ao final, pudemos perceber que esses endereços eletrônicos não são apenas um portal de venda editorial, mas um espaço que complementa o trabalho do professor com o livro didático adotado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Comitê Gestor da Internet no. Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil: TIC domicílios e TIC empresas 2007. Disponível em: http://www.cetic.br/. Acesso em: 07 de dezembro de 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas a serem incluídas no guia de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental – PNLD/2008. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-consultas. Acesso em maio. 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Valores negociados com as editoras para o PNLD 2008.

Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-dados-estatisticos. Acesso em maio. 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arqu0ivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em maio. 2009.

COSCARELLI, Carla Viana. Alfabetização e Letramento Digital. IN: Coscarelli e Ribeiro, orgs. Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte, Editora Ática, 2005, p. 125-150.

Downloads

Publicado

16-04-2012

Como Citar

FERREIRA, F. M. L. Sites de editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 2, p. 55–60, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.2.55-60. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16618. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia