Sites de editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.55-60Mots-clés :
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Ensino a distância. Livros didáticos. Editoras.Résumé
Neste artigo relata-se o resultado de uma pesquisa sobre sites de editoras de livros didáticos, nos quais se investigaram as ofertas de serviços pertinentes ao trabalho do professor da educação básica. Com o intuito de analisar os ambientes de venda e promoção do livro didático, foi realizado um levantamento de sites de editoras desse material. Dessa forma, procurou-se verificar, nos endereços pesquisados, o que é ofertado ao professor consumidor do livro didático com o objetivo de complementar o trabalho em sala de aula, como o espaço chamado área do professor, por exemplo, que normalmente oferece fichas pedagógicas, entrevistas sobre temas relacionados à educação, dentre outros suportes. Foram analisados 10 sites de editoras durante o mês de maio de 2009. Ao final, pudemos perceber que esses endereços eletrônicos não são apenas um portal de venda editorial, mas um espaço que complementa o trabalho do professor com o livro didático adotado.
Références
BRASIL, Comitê Gestor da Internet no. Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil: TIC domicílios e TIC empresas 2007. Disponível em: http://www.cetic.br/. Acesso em: 07 de dezembro de 2009.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas a serem incluídas no guia de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental – PNLD/2008. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-consultas. Acesso em maio. 2009.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Valores negociados com as editoras para o PNLD 2008.
Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-dados-estatisticos. Acesso em maio. 2009.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arqu0ivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em maio. 2009.
COSCARELLI, Carla Viana. Alfabetização e Letramento Digital. IN: Coscarelli e Ribeiro, orgs. Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte, Editora Ática, 2005, p. 125-150.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.