Tecnologias na sala de aula: o uso do software de história em quadrinhos na análise de produção textual na disciplina de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.83-97Palavras-chave:
Produção Textual. Leitura. Ensino. Tecnologias Educativas.Resumo
O presente estudo trata de um relato de experiência docente no laboratório de informática, com estudantes da 5ª série do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Alves Nunes, situada no município de Herveiras, Região Centro Serra do Rio Grande do Sul, e tem como objetivo analisar a recepção, por parte dos alunos, da produção textual em um software de história em quadrinhos (Webcomic) chamado Máquina de Quadrinhos. Utilizou-se como metodologia um questionário dirigido aos alunos para coleta de dados, no qual foram apontados interesses e desinteresses dos participantes diante da possibilidade de realizar leitura e produção textual em um ambiente virtual diferenciado dos materiais impressos usados na sala de aula. Após incitados a produzirem textos no software on-line, conclui-se que a interação entre as tecnologias educativas eos conteúdos de leitura e produção textual refletem uma nova abordagem nas estratégias agregadas ao ensino de leitura e escrita na disciplina de Língua Portuguesa.
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira; BORDINI, Maria da Glória. A formação do Leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
AXT, Margaret. A escola frente às tecnologias – pensando a concepção ético – política. Porto Alegre: SMED/POA, 2002.
EISNER, Will. Narrativas gráficas: princípios e práticas da lenda dos quadrinhos. São Paulo: Devir, 2008.
FACHINETTO, Eliane Arbusti. Leitura e escrita em ambiente digital: o hipertexto e as autonarrativas como potencializadores de transformações cognitivo-afetivas. Dissertação (mestrado) – Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2000.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
POZO, Juan Ignácio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Programa nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Proinfo Integrado. Brasília, 2008.
SOBANSKI, Adriane de Quadros. Ensinar e aprender história: histórias em quadrinhos e canções. Curitiba: Base, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.