Implicações docentes e discentes na utilização das novas TIC no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa

Autores

  • Luiz Henrique Mendes Brandão UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais)
  • Jesiel Soares Silva UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.65-88

Palavras-chave:

novas TIC, ensino-aprendizagem de língua inglesa, materiais autênticos

Resumo

RESUMO: Neste trabalho, objetivamos analisar as implicações docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Para tal, avaliamos a utilização, por parte dos professores dessa língua, de materiais em vídeo, músicas, entre outras mídias advindas dessas novas TIC, tanto em escolas públicas quanto particulares, considerando a percepção dos professores e alunos. Como procedimento de investigação, aplicamos um questionário a professores e alunos de seis escolas da região do Barreiro, em Belo Horizonte – MG (Brasil). Com base nas respostas obtidas, verificamos um baixo índice de aproveitamento das potencialidades das novas TIC, em especial nas escolas públicas, mas também nas escolas particulares.

PALAVRAS-CHAVE: novas TIC; ensino-aprendizagem de língua inglesa; materiais autênticos.

 

ABSTRACT:In this paper we aimed at analyzing the implications concerning teachers and students in the English teaching-learning process. To do so, we assessed the English teachers’ use of video materials, music, among other media provided by the new ICT, both in public and private schools, relying on teachers’ and students’ perceptions. As investigation procedure, we applied a multiple-item questionnaire to teachers and students from six schools in the neighborhood of Barreiro, in Belo HorizonteMinas Gerais (Brazil). Through the answers, we verified a low rate of exploration of the potentialities provided by the new ICT, especially in public schools, but also in the private ones.

KEYWORDS: new ICT; English language teaching-learning; authentic materials.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Mendes Brandão, UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais)

Pós graduando em ensino de língua inglesa pelo CEI/UFMG

Jesiel Soares Silva, UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais)

Doutor em linguística pela UFMG

 

Referências

BARROS, C. M; ARAÚJO, G. R. Novas tecnologias: Escola pública versus escola particular. In: FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia, 4., 2012, Parnaíba. Anais eletrônicos... Campina Grande: Realize, 2012. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/resumo.php?idtrabalho=443. Acesso em: 27 jan. 2018.

BRASIL. Base nacional comum curricular: Ensino médio. 2017. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 27 mai. 2018.

BRASIL. Decreto nº 6.300, 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o PROINFO. Diário Oficial da União, poder Executivo, Brasília, DF, 12 dez. 2007. Seção 1, p. 3. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6300.htm. Acesso em: 27 jan. 2018.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. 2000. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-saude-da-escola/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-26500221. Acesso em: 27 jan. 2018.

CARVALHO, J. M. O uso pedagógico dos laboratórios de informática nas escolas de Ensino Médio de Londrina. 2012. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

DAMASCENO, H. L. C.; BONILLA, M. H. S.; PASSOS, M. S. C. Inclusão digital no Proinfo Integrado: perspectivas de uma política governamental. Inclusão Social, Brasília, v. 5, n. 2, p. 32-42, 2012. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/viewFile/1675/1881. Acesso em: 27 jan. 2018.

ENGH, D. Why Use Music in English Language Learning? A Survey of the Literature. English Language Teaching, Toronto, v. 6, n. 2, p. 113-127, 2013. Disponível em: http://www.ccsenet.org/journal/index.php/elt/article/view/23819/15117. Acesso em: 27 jan. 2018.

GHASEMI, B.; HASHEMI, M. ICT: Newwave in English language learning/teaching. Procedia Social and Behavioral Sciences. Istanbul, v. 15, p. 3098-3102, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042811007981. Acesso em: 27 jan. 2018.

GRIM, B. J.; HARMON, A. H.; GROMIS, J. C. Focused Group Interviews as an Innovative Quanti-Qualitative Methodology (QQM): Integrating Quantitative Elements into a Qualitative Methodology. The Qualitative Report, [S.I.], v. 11, n. 3, p. 516-537, 2006. Disponível em: http://www.nova.edu/ssss/QR/QR11-3/grim.pdf. Acesso em: 27 jan. 2018.

HASHEMI, B. The investigation of factors affecting the adoption of ICTs among English language teachers in ESL context. International Journal of Language Learning and Applied LinguisTIC World, [S.I.], v. 4, n. 1, p. 55-70, 2013. Disponível em: http://ijllalw.org/September2013fullissue.pdf. Acesso em: 27 jan. 2018.

HUANG, H; ESKEY, D. E. The effects of closed-captioned television on the listening comprehension of intermediate English as a second language (ESL) students. J. Educational Technology Systems, [S.I.], v. 28, n. 1, p. 75-96, 1999. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.2190/RG06-LYWB-216Y-R27G. Acesso em: 27 jan. 2018.

HULME, A. Kukulska; SHIELD, L. An overview of mobile assisted language learning: From content delivery to supported. ReCALL, [S.I.], v. 20, n. 3, p. 271–289, 2008. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/recall/article/an-overview-of-mobile-assisted-language-learning-from-content-delivery-to-supported-collaboration-and-interaction/55FE8FC0F278B5A2E55A8501F059F14C. Acesso em: 27 jan. 2018.

ISRAEL, H. F. Language learning enhanced by music and song. LICEJ – Literacy information and computer education journal, [S.L.], v. 2, n. 1, p. 1360-1366, 2013. Disponível em: http://infonomics-society.org/wp-content/uploads/licej/published-papers/special-issue-volume-2-2013/Language-Learning-Enhanced-by-Music-and-Song.pdf. Acesso em: 27 jan. 2018.

JARVIE, H.; ACHILLEOS, M. From Computer Assisted Language Learning (CALL) to Mobile Assisted Language Use (MALU). TESL – EJ, Teaching English as a Second or Foreign Language. [S.I.], v. 16, n. 4, p. 1-18, 2013. Disponível em: http://www.tesl-ej.org/pdf/ej64/a2.pdf. Acesso em: 27 jan. 2018.

KOKSAL, D. To kill the blackboard? Technology in language teaching and learning. TOJET – The Turkish Online Journal of Education Technology, [S.I.], v. 3, n. 3, p. 62-72, 2004. Disponível em: http://www.tojet.net/articles/v3i3/339.pdf. Acesso em: 16 fev. 2018.

KRASHEN, S. D. Principles and Practice in Second Language Acquisition. 1. internet edition. [S.I.: s.n.], 2009. Disponível em: http://www.sdkrashen.com/content/books/principles_and_practice.pdf. Acesso em: 27 jan. 2018.

LEMS, K. Learning English Through Music in the Digital Age. TESOL Video News online newsletter of the TESOL International Association. Chicago, n. 10, p. 5, 2016. Disponível em: http://newsmanager.commpartners.com/tesolvdmis/issues/2016-07-26/4.html. Acesso em: 27 jan. 2018.

LINDAMAN, L.; NOLAN, D. Mobile-Assisted Language Learning: Application development projects within reach for language teachers. The IALLT Journal, [S.l], v. 45, n. 1, p. 1-22, 2015. Disponível em: http://ialltjournal.org/index.php/ialltjournal/article/view/64/55. Acesso em: 27 jan. 2018.

MARKHAM, P. L.; PETER, L.; MCCARTHY, T. The effects of native language vs. target language captions on foreign language students’ DVD video comprehension. Foreign Language Annals, [S.I.], v. 34, n. 5, p. 439-445, 2001. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1944-9720.2001.tb02083.x/full. Acesso em: 27 jan. 2018.

MARKHAM, P. L.; PETER, L. The influence of English language and Spanish language captions on foreign language listening/reading comprehension. Journal of Educational Technology Systems, [S.I.], v. 31, n. 3, p. 331-341, 2003. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1944-9720.2001.tb02083.x/full. Acesso em: 27 jan. 2018.

MCLOUGHLIN, C; LEE, M. J. W. Social software and participatory learning: Pedagogical choices with technology affordances in the Web 2.0 era. In: ASCILITE, 16., 2007, Singapura. Anais eletrônicos... Singapura: [s.n.], 2007. p. 664-675. Disponível em: http://www.ascilite.org/conferences/singapore07/procs/mcloughlin.pdf. Acesso em: 06 mar. 2018.

MERRIAM, A. P. The anthropology of music. 1. ed. Evanston: Northwestern University Press, 1964. 358 p.

NEUMAN, S. B.; KOSKINEN, P. Captioned Television as Comprehensible Input: Effects of Incidental Word Learning from Context for Language Minority Students. Reading research quarterly, [S.I.], v. 27, n. 1, p. 94-106, 1992. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/747835?seq=1#page_scan_tab_contents. Acesso em: 27 jan. 2018.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C.. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 27 jan. 2018.

RICHARDS, J. C. Curriculum Development in Language Teaching. 1. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. 321 p.

SILVA, J. S. Os desafios de navegar: a colaboração como bússola da formação contínua de professores de língua inglesa mediante as novas TIC 2011. 209 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.

SILVA, A. P. P. Formação continuada de professores para o Projeto UCA: análise dos processos formativos prescritos, vivenciados e narrados. 2014. 335 p. Tese de doutorado (Programa de Pós Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SILVA, A.; MEDEIROS, D. C. A. Laboratórios de Informática Nas Escolas: que espaço é esse?. Compartilhando saberes, [S.I.], n. 1, p. 21-37, 2014. Disponível em: http://www.sec.pb.gov.br/revista/index.php/compartilhandosaberes/article/view/7/4. Acesso em: 27 jan. 2018.

STEWART, M. A.; PERTUSA, I. Gains to language learners from viewing targetlanguage closed-captioned films. In: FOREIGN LANGUAGE ANNALS, 2004, [S.I.]. Anais eletrônicos… [S.I.: s.n.], 2004. p. 438-447. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1944-9720.2004.tb02701.x/full#references. Acesso em: 27 jan. 2018.

UNESCO. Declaração de Jomtien. 1990. Conferência mundial sobre educação para todos. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf. Acesso em: 27 jan. 2018.

VANDERPLANK, R. The value of teletext subtitles in language learning. ELT Journal, [S.I.], v. 42, n. 4, p. 42-4, 1988. Disponível em: https://academic.oup.com/eltj/article-abstract/42/4/272/484447. Acesso em: 27 jan. 2018.

WARSCHAUER, M. Computer-assisted language learning: An introduction. In: FOTOS, S. (Ed.). Multimedia language teaching. Tokyo: Logos international, 1996. p. 3-20.

WARSCHAUER, M.; HEALEY, D. Computers and language learning: An overview. Language Teaching, [S.I.], v. 31, n. 2, p. 57-71, 1998. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/language-teaching/article/computers-and-language-learning-an-overview/0CF20A4837B377B3A214BF410F4775EB. Acesso em: 27 jan. 2018.

WATSON, D. M. Pedagogy before technology: rethinking the relationship between ICT and teaching. Education and information technologies, Netherlands, v. 6, n. 4, p. 251-266, 2001. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.502.2231&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 16 fev. 2018.

YANG, S. C.; SHEN, Y. J. Technology-enhanced language learning: A case study. Computers in human behavior, [S.I.], v. 23, n. 1, p. 860-879, 2007. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0747563206000288. Acesso em: 27 jan. 2018.

YARMAKEEV, I. E. et al. Folk songs do magic in teaching speech and grammar patterns in EFL class. Journal of Language and Literature, [S.I.], v. 7, n. 1, p. 235-240, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/311605672_Folk_songs_do_magic_in_teaching_speech_and_grammar_patterns_in_EFL_class. Acesso em: 27 jan. 2018.

YOUSEFI, A.; YEKTA, R. R.; FARAHMANDIAN, H.. The Effect of Modern Lyrical Music on Second Language Vocabulary Acquisition. Mediterranean Journal of Social Sciences, Roma, v. 5, n. 23, p. 2584-2586, 2014. Disponível em: http://www.mcser.org/journal/index.php/mjss/article/view/4903/4745. Acesso em: 27 jan. 2018.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

BRANDÃO, L. H. M.; SILVA, J. S. Implicações docentes e discentes na utilização das novas TIC no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 3, p. 65–88, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.3.65-88. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16812. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia