As tecnologias digitais da informação e comunicação como mediadoras na alfabetização de pessoas com transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.13.1.45-64

Palavras-chave:

autismo; tecnologia; aprendizagem; alfabetização.

Resumo

Esta pesquisa objetiva discutir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de alfabetização e aprendizagem de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.Como procedimento metodológico, utilizou-se a revisão sistemática da literatura. Nessa perspectiva, foi realizado um levantamento dos artigos científicos nacionais publicados entre 2014 e 2019 disponibilizados no Portal de periódicos Capes e Scielo. Para tanto, foi efetuada uma busca avançada combinando os descritores Transtorno do Espectro do Autismo, Autismo, Tecnologia, Alfabetização, Educação, Aprendizagem e Software. Os textos foram selecionados conforme os critérios de inclusão: pesquisas nacionais que investigassem o uso das referidas tecnologias para alfabetização e aprendizagem de pessoas com o transtorno, publicadas entre 2014 e 2019. Como critérios de exclusão: artigos voltados à esfera da saúde; estudos nos quais as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação foram utilizadas com sujeitos sem o transtorno e artigos repetidos em ambas as bases de dados. Como resultados, foram encontrados 198 trabalhos e, após análise e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram sete pesquisas que contemplavam o tema. Os estudos analisados demonstraram as contribuições das tecnologias para a alfabetização e aprendizagem das pessoas com o transtorno em questão, porém ainda existe uma grande carência de pesquisas nessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Almeida da Silva, Universidade Católica de Pernambuco

Doutoranda em Ciências da Linguagem - Universidade Católica de Pernambuco - 2017.1 Possui Mestrado em Ciências da Linguagem pela mesma universidade (2011); Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - 2016), Licenciatura plena em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (2008), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Tecnologia (FATEC - 2010), Especialização em Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva pela Faculdade dos Guararapes (UNIFG - 2019). Atua como professora da Educação Básica na Educação Inclusiva e Coordenação Educacional.

Michele Elias de Carvalho, Universidade Católica de Pernambuco

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - Unicap. Mestra em Ciências da Linguagem pela mesma universidade (2013). Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Globalização e Multiculturalidade (2009) e em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (2001), ambas pela UFPE. Graduada em Pedagogia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1998). Atualmente é professora 1, na função de Coordenadora Educacional, da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão em Educação da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes. Assumiu, nessa rede, a função de Supervisora escolar, Gestora escolar, Coordenadora do programa de correção de fluxo escolar (2009-2012) e Chefe do Núcleo de Educação Especial (2013-2016), entre outras.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em coordenação de projetos educacionais, formação continuada de professores e Educação Especial. Possui o foco de suas pesquisas voltado para alfabetização e letramento, educação bilíngue para surdos e inclusão escolar.

Roberta Varginha Ramos Caiado, Universidade Católica de Pernambuco

Pós-Doutorado em Linguística Aplicada pela UCPEL em 2016, supervisionado Prof. Dr. Vilson José Leffa, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Mestre em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira / campus Goiânia; Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás. Professora/Pesquisadora da Universidade Católica de Pernambuco. Membro - colaboradora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL - da UFPE. Pesquisadora do NEHTE - UFPE. Coordena o MINTER Interinstitucional UNICATÓLICA (Quixadá) /UNICAP. Realiza pesquisas relacionadas aos seguintes temas: Linguística Textual, Linguística da Internet, Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Ensino, Gêneros da Linguagem. Credenciada como Membro do GT Linguagem e Tecnologias da ANPOLL. Desenvolveu atividades pedagógicas para o desenvolvimento de um aplicativo educacional - Redigir Enem - que enfoca a aprendizagem de produção de textos argumentativos em dispositivos móveis de comunicação (smartphones e tablets), com fomento do CNPq, Atualmente, coordena a Pós-graduação stricto sensu da Universidade Católica de Pernambuco.

Isabela Barbosa Rêgo Barros, Universidade Católica de Pernambuco

Possui doutorado em LETRAS pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestrado em CIÊNCIAS DA LINGUAGEM pela Universidade Católica de Pernambuco (2006), especialização em PSICOMOTRICIDADE pela Universidade Cândido Mendes (2001) e graduação em FONOAUDIOLOGIA pela Universidade Católica de Pernambuco (1998). Atualmente é professora assistente IV da Universidade Católica de Pernambuco. É pesquisadora de três grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: 1) Linguagem, Distúrbio e Multidisciplinaridade, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da UNICAP; 2) Laboratório de Estudos da Linguagem e Psicanálise - LANGUE, vinculado a UFRPE; 3) Núcleo de Estudos Enunciativos e Aplicados da Linguagem - NEAL, também vinculado a UFRPE. Desenvolve pesquisas fundamentadas no estruturalismo saussureano e na teoria enunciativa, procurando relacioná-las com o processo de aquisição e desenvolvimento de linguagem oral e escrita, incluindo os distúrbios de linguagem. As discussões sobre o sentido na linguagem também constituem tema de interesse, voltando-se, assim, para o campo da semântica linguística. Destaque para as pesquisas com ênfase nos temas: síndromes, transtornos psiquiátricos (incluindo o autismo) e déficit cognitivo.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.
BERSCH, R.; SCHIRMER, C. Tecnologia assistiva no processo educacional. Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: MEC/ SEESP, 2005. p. 87-92.
BITTENCOURT, I. G. S.; FUMES, N. L. F. A tecnologia assistiva Scala como recurso para produção de narrativas e registro de dados nas pesquisas em educação: uma experiência com pessoas adultas com transtorno do espectro autista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 12, n. esp. 2, p. 1481-1495, 2017.
BRAGA, W. C. Autismo azul e de todas as cores: guia básico para pais e profissionais. São Paulo: Paulinas, 2018.
BRASIL. Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988. Brasília, DF, 1988. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 abr. 2019.
BRASIL. Lei 12.764, de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF, 2012. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 11 abr. 2019.
BRASIL. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso em: 15 de abr. 2019.
BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 18 de abr. 2019.
BRASILEIRO, A. M. M. Manual de produção de textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas, 2013.
CANI, J. B.; COSCARELLI, C. V. Textos multimodais como objetos de ensino: reflexões em propostas didáticas. In: KERSH, D. F. COSCARELLI, C. V. CANI, J. B. (org.) Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. São Paulo: Pontes, 2016. p. 15-47.
CASELLA, E. B.; CELERI, E. H. R. V.; MONTENEGRO, M. A. Transtorno do Espectro Autista – TEA: manual prático de diagnóstico e tratamento. Rio de Janeiro: Thieme Revinter; 2018.
COUTINHO, M. L. Psicogênese da língua escrita: o que é? Como intervir em cada uma das hipóteses? Uma conversa entre professores. In: MORAES A. G.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F (org.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 47-69.
FERREIRA, M. I. J Tecnologia assistiva para crianças com paralisia cerebral sem oralidade: avaliação da comunicação durante atividades com jogos digitais, 2011. 81 f. Dissertação. Faculdade de Tecnologia Senai/Cimatec, Salvador/BA, 2011.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Trad. Lichtenstein D.M, Di Marco L, Corso M. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FIGUEIREDO, F. J. Q. Vygotsky: a interação no ensino/aprendizagem de línguas. São Paulo: Parábola, 2019.
FONSECA, M. E. G.; CIOLA, J. C. B. Vejo e aprendo: fundamentos do Programa TEACCH o ensino estruturado para pessoas com autismo. 2 ed. Ribeirão Preto, SP: Book Toy, 2016.
GONÇALVES, A. G.; PICHARILLO, A. D. M.; PEDRINO, M. C. O uso de objeto educacional digital na perspectiva da educação especial: relato de uma prática pedagógica. Revista On line de Política e Gestão Educacional. Araraquara, SP, v. 21, n. 3, p. 1726-1735, 2017.
HESS, E. B. DIR/Floortime: evidence based practice towards the treatment of autism and sensory processing disorder in children and adolescents. Int J Child Health Hum Dev. 6(3), p. 267-274, 2013.
KANNER, L. Autistic disturbances of affective contact. Nervous Child. 2(1), p. 217-50, 1943.
LAURENT, E. A batalha do autismo: da clínica à política. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da aprendizagem: o que o professor disse. Trad. Visconte S A. 6 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017.
LIMBERGER, L. S.; PELLANDA, N. M. C. O iPAD e os aplicativos de jogos como instrumentos complexos de cognição/subjetivação em autistas. Revista Jovens Pesquisadores. Santa Cruz do Sul, v. 4, n. 1, p. 149-58, 2014.
LOVAAS, O. I. Behavioral treatment and normal educational na intelectual functioning in Young autistic children. Journal Consult Clin Psyc. v. 55 n. 1, p. 3-9, 1987.
MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.
MORTATTI, M. R. L. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.
NUNES, L. R. O. P.; WALTER, C. C. F. A Comunicação alternativa para além das tecnologias assistivas. Archivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona, v. 22, n. 83, p. 1-18, 2014.
PALANGANA, I. C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vytotsky: a relevância do social. São Paulo: Summus Editorial, 1998.
PELLANDA, N. M. C. DEMOLY, K. R. A. As tecnologias TOUCH: corpo, cognição e subjetividade. Revista Psicologia Clínica. Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, p. 69-89, 2014.
PISCHETOLA, M. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Rio de Janeiro: Vozes; Editora PUC – Rio, 2016.
RIBEIRO, A. E. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola, 2018.
ROSA, I. V.; SILVA, R. P.; AYMONE, J. L. F. Processo de desenvolvimento de Prancha de Comunicação Alternativa e Aumentativa para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo utilizando Realidade Aumentada. Revista Design e Tecnologia. Rio Grande do Sul, v. 8, n. 15, p. 51-67, 2018.
SANTAROSA, L. M. C.; CONFORTO, D. Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com Transtornos do Espectro Autista. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 21, n. 4, p. 349-366, 2015.
SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado

11-07-2020

Como Citar

ALMEIDA DA SILVA, J.; ELIAS DE CARVALHO, M.; VARGINHA RAMOS CAIADO, R.; BARBOSA RÊGO BARROS, I. As tecnologias digitais da informação e comunicação como mediadoras na alfabetização de pessoas com transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática da literatura . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 1, p. 45–64, 2020. DOI: 10.17851/1983-3652.13.1.45-64. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24069. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.