Educação linguística crítica e a produção digital de infográficos por alunos do ensino médio técnico com temáticas contra homofobia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24441

Palavras-chave:

Educação linguística crítica, Ensino, Produção textual, Infográficos

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo que visou investigar práticas de produção textual digital do gênero discursivo hipermidiático infográfico, envolvendo multiletramentos e educação linguística crítica e cidadã com alunos do Ensino Médio Técnico de um instituto técnico federal, na região norte do Brasil. Para fundamentação teórica, consideramos as discussões sobre educação linguística em uma perspectiva crítica, teorizações sobre a pedagogia dos (multi)letramentos e a aprendizagem por design. A pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativo, configurou-se uma pesquisa-ação. O corpus analisado é composto por recortes da produção textual de um exemplar de um infográfico interativo que foi elaborado por alunos de um curso de mineração. Os resultados da análise demonstram que os aprendizes, além de se apropriarem de práticas de multiletramentos digitais para produção técnica dos textos, também despenharam papel de analistas críticos diante da temática trabalhada no que diz respeito ao combate à homofobia.

Biografia do Autor

  • Rosivaldo Gomes, Universidade Federal do Amapá

    Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação Linguística. Realizou estágio de Pós-doutorado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá, na área de Educação e formação de professores.Atualmente está realizando estágio de Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP/UNIFAP), com pesquisa voltada para materiais didáticos impressos de divulgação/popularização científica de educação ambiental para educação infantil. Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá. É professor Adjunto II de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e do Programa de Mestrado em Letras (PPGLET/UNIFAP), pesquisando sobre educação bilíngue, praticas de letramentos no ensino de Português como LE/L2 e Língua Materna, formação de professores e agir professoral, letramento acadêmico e práticas de leitura e escrita no contexto escolar

  • Heloane Baia Nogueira, Universidade Federal do Amapá

    Graduada em Letras Português com Habilitação em Língua e Literatura Francesa. Mestra em Desenvolvimento Regional - área de concentração Sociedade e Cultura. Professora do Curso de Especialização Celael/UNIFAP.

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Publicado

03-08-2020

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia

Como Citar

Educação linguística crítica e a produção digital de infográficos por alunos do ensino médio técnico com temáticas contra homofobia. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 2, p. 32–55, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.24441. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24441. Acesso em: 24 dez. 2024.

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