Educação linguística crítica e a produção digital de infográficos por alunos do ensino médio técnico com temáticas contra homofobia
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24441Palavras-chave:
Educação linguística crítica, Ensino, Produção textual, InfográficosResumo
Este artigo apresenta resultados de um estudo que visou investigar práticas de produção textual digital do gênero discursivo hipermidiático infográfico, envolvendo multiletramentos e educação linguística crítica e cidadã com alunos do Ensino Médio Técnico de um instituto técnico federal, na região norte do Brasil. Para fundamentação teórica, consideramos as discussões sobre educação linguística em uma perspectiva crítica, teorizações sobre a pedagogia dos (multi)letramentos e a aprendizagem por design. A pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativo, configurou-se uma pesquisa-ação. O corpus analisado é composto por recortes da produção textual de um exemplar de um infográfico interativo que foi elaborado por alunos de um curso de mineração. Os resultados da análise demonstram que os aprendizes, além de se apropriarem de práticas de multiletramentos digitais para produção técnica dos textos, também despenharam papel de analistas críticos diante da temática trabalhada no que diz respeito ao combate à homofobia.
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