Muito além do relvado

futebol, nacionalismo e redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29714

Palavras-chave:

Mídia, Futebol, Fãs, Redes sociais, Facebook

Resumo

O artigo analisa as formas como os fãs das seleções de Portugal, Espanha, Marrocos e Irã, o Grupo B do Mundial de Futebol 2018, se envolveram com as suas respectivas páginas oficiais no Facebook e como as páginas se relacionaram com os stakeholders. A estratégia adotada assenta numa abordagem quantitativa aos fluxos de dados produzidos, entre 1 de abril de 2017 e 3 de maio de 2018, pelas fanpages e por seus utilizadores. A amostra é formada por 3,068 publicações e perto de 11 milhões de interações na rede. Os resultados revelam que os contextos sociais offline potencializam as oportunidades e barreiras para o envolvimento, numa lógica em que o futebol vai muito além do relvado. Os dados apontam que a rede das fanpages do Grupo B é formada basicamente por entidades, e só um ator humano integra o TOP 10 dos influenciadores.

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Publicado

02-08-2021

Como Citar

DI FÁTIMA, B.; GOUVEIA, C.; MIRANDA, S. Muito além do relvado: futebol, nacionalismo e redes sociais. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 3, p. e29714, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.29714. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/29714. Acesso em: 29 mar. 2024.