Navegar por redes nunca antes navegadas

motivações e engagement dos seniores ibéricos

Autores

  • Sandra Miranda Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES- Iscte); Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, Departamento de Ciências Sociais, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5544-5942
  • Ana Cristina Antunes Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, Departamento de Ciências Humanas, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8983-2062
  • Ana Gama Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0647-9820
  • Branco Di Fatima Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6981-7228
  • Ana Teresa Machado Centro de investigação, desenvolvimento e inovação no Turismo (CiTUR); Instituto Universitário de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, Departamento de Estudos em Publicidade e Marketing, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0415-2058

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.33366

Palavras-chave:

Seniores, Tecnologias de informação e comunicação (TIC), Social media, Facebook, Páginas das marcas, Península Ibérica

Resumo

A sociedade ocidental contemporânea é caracterizada pelo envelhecimento demográfico, pelo empoderamento do consumidor sénior (65+) e pela popularização das tecnologias digitais, sobretudo da internet e das mídias sociais. Porém, o conhecimento científico sobre a relação dos seniores com as plataformas digitais ainda apresenta numerosas lacunas, principalmente na Península Ibérica – uma das regiões mais envelhecidas do planeta. Este artigo problematiza essa relação, em Portugal e na Espanha, escrutinando os motivos de adesão e permanência dos mais velhos as mídias sociais, aferindo quais as páginas das marcas (na rede social Facebook) os seniores mais visitam e com as quais mais interagem e descortinando o papel das fanpages das marcas no processo de tomada de decisão de consumo. A investigação, de caráter exploratório, seguiu uma metodologia mista. Os dados qualitativos foram obtidos a partir de cinco grupos focais (Focus Group – FG) realizados nos dois países em estudo. Já os dados quantitativos foram extraídos do Facebook Audience Insights, a partir de uma amostra oficialmente representativa dos seniores na região. Os resultados mostram evidentes sinais de “fratura digital” com os seniores a configurarem apenas 17,8% (10% PT e 7,8% ES) dos perfis ativos na Península Ibérica, destacando-se uma maior presença das mulheres. Os portugueses tendem a gostar, comentar e partilhar conteúdos com mais frequência do que os espanhóis. No que tange aos os motivos de adesão e permanência na rede social, verifica-se unanimidade ibérica na indicação do incentivo dos familiares próximos, tal como na constatação de que se trata de um espaço potenciador do reforço e da multiplicação dos laços sociais. A procura e o envolvimento com as páginas de marcas comerciais serve, sobretudo, como ferramenta de apoio e redução da incerteza no processo de tomada de decisão de compra on e offline.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Ana Cristina; MIRANDA, Sandra; TEIXEIRA, Marina. O segmento esquecido! – Os seniores e a comunicação publicitária. Comunicação Pública, v. 9, n. 16, dez. 2014. DOI: 10.4000/cp.850. Disponível em: https://journals.openedition.org/cp/850. Acesso em: 21 out. 2021.

BALCERZAK, Bartłomiej et al. Press F1 for help: participatory design for dealing with on-line and real life security of older adults. In: PROCEEDINGS of 12th International Scientific and Technical Conference on Computer Sciences and Information Technologies. [S.l.: s.n.], jun. 2017. v. 1, p. 240–243. Disponível em: http://arxiv.org/abs/1706.10223. Acesso em: 21 out. 2021.

BANDEIRA, Mário Leston. Dinâmicas demográficas e envelhecimento da população portuguesa: 1950-2011, evolução e perspectivas. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BARROSO, Carmen Llorente; ABAD, Mónica Viñarás; VALLE, María Sánchez. Mayores e Internet: La Red como fuente de oportunidades para un envejecimiento activo. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, n. 45, p. 29–36, 2015. ISSN 1134-3478. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5133305. Acesso em: 21 out. 2021.

BELL, Caroline et al. Examining social media use among older adults. In: PROCEEDINGS of the 24th ACM Conference on Hypertext and Social Media - HT ’13. Paris, France: ACM Press, 2013. p. 158–163. DOI: 10.1145/2481492.2481509. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2481492.2481509. Acesso em: 21 out. 2021.

BELL, Caroline et al. Examining social media use among older adults. In: PROCEEDINGS of the 24th ACM Conference on Hypertext and Social Media - HT ’13. Paris, France: ACM Press, 2013. p. 158–163. DOI: 10.1145/2481492.2481509. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2481492.2481509. Acesso em: 22 out. 2021.

BOEKEL, Leonieke C. van; PEEK, Sebastiaan; LUIJKX, Katrien G. Diversity in Older Adults’ Use of the Internet: Identifying Subgroups Through Latent Class Analysis. Journal of Medical Internet Research, v. 19, n. 5, e180, mai. 2017. DOI: 10.2196/jmir.6853. Disponível em: http://www.jmir.org/2017/5/e180/. Acesso em: 22 out. 2021.

BRAGA, Adriana. Sociabilidades digitais e a reconfiguração das relações sociais. Desigualdade & Diversidade – Revista de Ciências Sociais da PUC-Rio, n. 9, p. 95–104, 2011. Disponível em: http://desigualdadediversidade.soc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=158&post%5C%5Fdata=user%5C%3Dnil%5C%26UserActiveTemplate%5C%3Dnil%5C%26sid%5C%3D18&sid=18. Acesso em: 22 out. 2021.

CARDOSO, Gustavo. A sociedade em rede em Portugal: uma década de transição. Coimbra: Almedina, 2015.

CARDOSO, Gustavo et al. A sociedade em rede em Portugal. Porto: Campo das Letras, 2005.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

CHOPIK, William J. The Benefits of Social Technology Use Among Older Adults Are Mediated by Reduced Loneliness. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, v. 19, n. 9, p. 551–556, set. 2016. DOI: 10.1089/cyber.2016.0151. Disponível em: http://www.liebertpub.com/doi/10.1089/cyber.2016.0151. Acesso em: 22 out. 2021.

COELHO, A. R. Seniores 2.0: Inclusão digital na sociedade em rede. 2019. Tese doutoral não publicada – ISCTE-IUL, Lisboa.

COTO, M. C. et al. Social media and elderly people: Research trends. In: MEISELWITZ, G. (Ed.). Social computing and social media: applications and analytics. New York, NY: Springer Berlin Heidelberg, 2017. p. 65–81.

DENZIN, Norman K. The research act: a theoretical introduction to sociological methods. New York: McGraw-Hill, 1978.

DEURSEN, Alexander van; DIJK, Jan van. The digital divide shifts to differences in usage. New Media & Society, v. 16, n. 3, p. 507–526, mai. 2014. DOI: 10.1177/1461444813487959. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1461444813487959. Acesso em: 22 out. 2021.

DIAS, Isabel. O uso das tecnologias digitais entre os seniores: motivações e interesses. Sociologia Problemas e Práticas, n. 68, p. 51–77, mai. 2012. DOI: 10.7458/spp.201203. Disponível em: http://sociologiapp.iscte.pt/. Acesso em: 21 out. 2021.

ERICKSON, L. B. Social media, social capital, and seniors: The impact of Facebook on bonding and bridging social capital of individuals over 65. In: PROCEEDINGS of the 17th Americas Conference on Information Systems 2011 (AMCIS). Detroit, Michigan, EUA: [s.n.], 2011.

EUROPEAN COMMISSION. The 2021 ageing report: economic and budgetary projections for the EU Member States (2019-2070). [S.l.: s.n.], 2021. OCLC: 1258683042. Disponível em: https://ec.europa.eu/info/sites/default/files/economy-finance/ip148_en.pdf. Acesso em: 21 out. 2021.

EUROSTAT. Are you using social networks? [S.l.: s.n.], 2019. Disponível em: https://ec.europa.eu/eurostat/web/products-eurostat-news/-/EDN-20190629-1. Acesso em: 1 fev. 2020.

EUROSTAT. Digital economy and digital society statistics at regional level. [S.l.: s.n.], 2020. Disponível em: https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/pdfscache/2549.pdf. Acesso em: 1 fev. 2020.

FERREIRA, Susan M.; SAYAGO, Sergio; BLAT, Josep. Older people positive, active and creative ICT use: a study in three countries. In: SAYAGO, Sergio (Ed.). Perspectives on human-computer interaction research with older people. New York, NY: Springer, 2019. (Human–Computer Interaction Series).

FERREIRA, Susan M.; SAYAGO, Sergio; BLAT, Josep. Older people’s production and appropriation of digital videos: an ethnographic study. Behaviour & Information Technology, v. 36, n. 6, p. 13–26, 2016. DOI: 10.1080/0144929X.2016.1265150. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0144929X.2016.1265150. Acesso em: 21 out. 2021.

FRANCIS, J. et al. Aging in the digital age: Conceptualizing technology adoption and digital inequalities. In: NEVES, B.; VETERE, F. (Ed.). Ageing and digital technology. Singapore: Springer, 2019. p. 35–49.

FRIEMEL, Thomas N. The digital divide has grown old: Determinants of a digital divide among seniors. New Media & Society, v. 18, n. 2, p. 313–331, fev. 2016. DOI: 10.1177/1461444814538648. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1461444814538648. Acesso em: 21 out. 2021.

GAMA, A. et al. The role of senior universities in the promotion of digital literacy: The Portuguese and Spanish seniors’ perspective. In: PROCEEDINGS do AgeingCongress2020 - 3.º Congresso Internacional sobre Envelhecimento. [S.l.: s.n.], 2020.

GIL, Henrique. A pertinência de uma cidadania digital 65+. In: ATAS do Seminário Internacional Cidadania Digital. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016. ISBN 9789727983636.

GIVSKOV, Cecilie; DEUZE, Mark. Researching new media and social diversity in later life. New Media & Society, v. 20, n. 1, p. 399–412, jan. 2018. DOI: 10.1177/1461444816663949. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1461444816663949. Acesso em: 21 out. 2021.

HAVAS. Meaningful Brands. [S.l.: s.n.], 2018. Disponível em: https://www.meaningful-brands.com/. Acesso em: 16 set. 2020.

HUTTO, C.J. et al. Social media gerontology: Understanding social media usage among older adults. Edição: Yue Xu e Gabriella Pasi. Web Intelligence, v. 13, n. 1, p. 69–87, abr. 2015. DOI: 10.3233/WEB-150310. Disponível em: https://www.medra.org/servlet/aliasResolver?alias=iospress&doi=10.3233/WEB-150310. Acesso em: 21 out. 2021.

INE. Projeções de População Residente 2015-2080. [S.l.: s.n.], 2017. Disponível em: https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=277695619&DESTAQUESmodo=2&xlang=pt. Acesso em: 1 mar. 2020.

INE. Tasas de Fecundidad según nacionalidad (española/extranjera) y grupo de edad de la madre(29294). [S.l.: s.n.], 2020. Disponível em: https://www.ine.es/jaxiT3/Tabla.htm?t=29294&L=0. Acesso em: 1 mar. 2020.

JUZNIC, Primoz et al. Who says that old dogs cannot learn new tricks?: A survey of internet/web usage among seniors. New Library World, v. 107, n. 7/8, p. 332–345, jul. 2006. DOI: 10.1108/03074800610677308. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/03074800610677308/full/html. Acesso em: 22 out. 2021.

KANTAR WORLD PAINEL. Esqueça os Millennials! Quem vai ditar tendências em 2018 são os Seniores. [S.l.: s.n.], 2018. Disponível em: https://www.kantarworldpanel.com/pt. Acesso em: 1 mar. 2019.

LAMBERT-PANDRAUD, Raphaëlle; GILLES, Laurent. Why do Older Consumers Buy Older Brands? The Role of Attachment and Declining Innovativeness. Journal of Marketing, v. 74, n. 5, p. 104–121, set. 2010. DOI: 10.1509/jmkg.74.5.104. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1509/jmkg.74.5.104. Acesso em: 22 out. 2021.

LEE, Chaiwoo; COUGHLIN, Joseph F. PERSPECTIVE: Older Adults’ Adoption of Technology: An Integrated Approach to Identifying Determinants and Barriers: Older adults’ adoption of technology. Journal of Product Innovation Management, v. 32, n. 5, p. 747–759, set. 2015. DOI: 10.1111/jpim.12176. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jpim.12176. Acesso em: 22 out. 2021.

LEIST, Anja K. Social Media Use of Older Adults: A Mini-Review. Gerontology, v. 59, n. 4, p. 378–384, 2013. DOI: 10.1159/000346818. Disponível em: https://www.karger.com/Article/FullText/346818. Acesso em: 22 out. 2021.

LIN, Shih-Hsun; CHOU, Wen Huei. Developing a Social Media System for the Taiwanese Elderly by Participatory Design. Bulletin of Japanese Society for the Science of Design, v. 60, n. 3, p. 39–48, 2013. DOI: 10.11247/jssdj.60.3_39. Disponível em: https://www.jstage.jst.go.jp/article/jssdj/60/3/60_3_39/_article. Acesso em: 22 out. 2021.

LÖCKENHOFF, Corinna E. Aging and Decision-Making: A Conceptual Framework for Future Research - A Mini-Review. Gerontology, v. 64, n. 2, p. 140–148, 2018. DOI: 10.1159/000485247. Disponível em: https://www.karger.com/Article/FullText/485247. Acesso em: 22 out. 2021.

LOGES, William E.; JUNG, Joo-Young. Exploring the Digital Divide: Internet Connectedness and Age. Communication Research, v. 28, n. 4, p. 536–562, ago. 2001. DOI: 10.1177/009365001028004007. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/009365001028004007. Acesso em: 22 out. 2021.

MATA, Rui; NUNES, Ludmila. When less is enough: Cognitive aging, information search, and decision quality in consumer choice. Psychology and Aging, v. 25, n. 2, p. 289–298, 2010. DOI: 10.1037/a0017927. Disponível em: http://doi.apa.org/getdoi.cfm?doi=10.1037/a0017927. Acesso em: 22 out. 2021.

MIRANDA, Sandra et al. Age 2.0: motivations and brand engagement. In: PROCEEDING of the 7th European Conference on Social Media. Virtual Conference: Academic Conferences e Publishing International, UCLan, jul. 2020. Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/12024. Acesso em: 22 out. 2021.

MORALES, Juliet Carolina Castro; ARISTIZÁBAL, Javier Alejandro Corredor. Interacción de adultos mayores en redes sociales virtuales (facebook) y su relación con el bienestar subjetivo. spa. Revista Iberoamericana de Psicología: Ciencia y Tecnología, v. 9, n. 2, p. 61–71, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6124347. Acesso em: 22 out. 2021.

MORGAN, David L. Focus Groups. Annual Review of Sociology, v. 22, n. 1, p. 129–152, ago. 1996. DOI: 10.1146/annurev.soc.22.1.129. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/10.1146/annurev.soc.22.1.129. Acesso em: 22 out. 2021.

NEVES, Bárbara Barbosa; AMARO, Fausto. Too Old For Technology? How The Elderly Of Lisbon Use And Perceive ICT. The Journal of Community Informatics, v. 8, n. 1, mar. 2012. DOI: 10.15353/joci.v8i1.3061. Disponível em: https://openjournals.uwaterloo.ca/index.php/JoCI/article/view/3061. Acesso em: 22 out. 2021.

NIEMELÄ‐NYRHINEN, Jenni. Baby boom consumers and technology: shooting down stereotypes. Journal of Consumer Marketing, v. 24, n. 5, p. 305–312, ago. 2007. DOI: 10.1108/07363760710773120. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/07363760710773120/full/html. Acesso em: 22 out. 2021.

NIMROD, Galit. Online Communities As A Resource In Older Adults’ Tourism. The Journal of Community Informatics, v. 8, n. 1, jan. 2012. DOI: 10.15353/joci.v8i1.3062. Disponível em: https://openjournals.uwaterloo.ca/index.php/JoCI/article/view/3062. Acesso em: 22 out. 2021.

NOBLE, Stephanie M.; SCHEWE, Charles D. Cohort segmentation: An exploration of its validity. Journal of Business Research, v. 56, p. 979–987, 2003.

NUNAN, Daniel; DI DOMENICO, MariaLaura. Older Consumers, Digital Marketing, and Public Policy: A Review and Research Agenda. Journal of Public Policy & Marketing, v. 38, n. 4, p. 469–483, out. 2019. DOI: 10.1177/0743915619858939. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0743915619858939. Acesso em: 22 out. 2021.

ONU. Ageing. [S.l.: s.n.], 2021. Disponível em: https://www.un.org/en/sections/issues-depth/ageing/. Acesso em: 22 out. 2021.

PAÚL, Constança; FONSECA, António M. Envelhecer em Portugal: psicologia, saúde e prestação de cuidados. Lisboa: Climepsi Editores, 2005.

PEW RESEARCH CENTRE. Social media fact sheet. [S.l.: s.n.], 2019. Disponível em: https://www.pewresearch.org/internet/fact-sheet/social-media/. Acesso em: 22 out. 2021.

PINTO, Cláudia. Os seniores são os novos consumidores! [S.l.: s.n.], 2017. Disponível em: https://www.distribuicaohoje.com/consumo/especial-os-seniores-sao-os-novos-consumidores/. Acesso em: 22 out. 2021.

RAMÍREZ-CORREA, Patricio E. et al. Motivaciones hedónicas para el uso de sitios de redes sociales por adultos mayores: un estudio exploratorio en Chile. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. 17, p. 563–570, 2019.

REAMS, Joshua C. P. Twenty-first century advertising and the plight of the elderly consumer. Willamette, v. 325, 2016. Disponível em: https://willamette.edu/law/resources/journals/review/pdf/volume-52/52-3-reams.pdf. Acesso em: 22 out. 2021.

REBELO, Catarina. Utilização da Internet e do Facebook pelos mais velhos em Portugal: estudo exploratório. Observatorio (OBS*), v. 9, n. 3, p. 129–153, set. 2015. DOI: 10.15847/obsOBS932015773. Disponível em: http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/773. Acesso em: 22 out. 2021.

ROXO, Luciana de Alcantara. Mulheres no Facebook: Um olhar sobre a sociabilidade e a exposição feminina em uma conversação em rede. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo, SP: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2016. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1410-1.pdf. Acesso em: 22 out. 2021.

STATISTA. Share of internet users in the United States accessing selected social networks as of 3rd quarter 2020, by age group. [S.l.: s.n.], 2020. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/378198/share-internet-users-accessing-social-network-by-age/. Acesso em: 22 out. 2021.

TAIPALE, S. Intergenerational connections in digital families. New York, NY: Springer Berlin Heidelberg, 2019.

YANG, Yun et al. Adoption of Social Media and the Quality of Life of Older Adults. In: 2016 49th Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS). Koloa, HI, USA: IEEE, jan. 2016. p. 3133–3142. DOI: 10.1109/HICSS.2016.394. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/document/7427577/. Acesso em: 22 out. 2021.

Downloads

Publicado

27-10-2021

Como Citar

MIRANDA, S.; ANTUNES, A. C.; GAMA, A.; DI FATIMA, B.; MACHADO, A. T. Navegar por redes nunca antes navegadas: motivações e engagement dos seniores ibéricos. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 15, p. e33366, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.33366. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/33366. Acesso em: 29 mar. 2024.