Diálogos latino-americanos e aprendizagem de espanhol
relato de experiência de Teletandem na UFCG
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42638Palavras-chave:
Aprendizagem de línguas, Tecnologia e educação, Experiências de aprendizagem, Educação interculturalResumo
Este artigo visa apresentar a experiência intercultural do Teletandem envolvendo estudantes de duas universidades federais brasileiras. Seguindo a abordagem metodológica do relato de experiência (MUSSI; FLORES; ALMEIDA, 2021), elaborou-se de forma colaborativa um ensaio acadêmico-reflexivo que emerge de uma prática virtual de línguas estrangeiras dentro do curso de Espanhol I na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Inspirados pela filosofia de Paulo Freire, discutimos como essa ferramenta pode fomentar o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras, criando cenários autênticos de interação entre os/as alunos/as e estimulando a autonomia, a reciprocidade e a colaboração entre pares. Simultaneamente, identificamos alguns desafios e obstáculos potenciais que podem interferir na atividade. Concluímos que o Teletandem se configura como uma poderosa atividade intercultural, capaz de impulsionar a troca e a reflexão sobre as demandas e os desafios dos povos rurais da América Latina.
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