Diálogos latino-americanos e aprendizagem de espanhol
relato de experiência de Teletandem na UFCG
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42638Palavras-chave:
Aprendizagem de línguas, Tecnologia e educação, Experiências de aprendizagem, Educação interculturalResumo
Este artigo visa apresentar a experiência intercultural do Teletandem envolvendo estudantes de duas universidades federais brasileiras. Seguindo a abordagem metodológica do relato de experiência (MUSSI; FLORES; ALMEIDA, 2021), elaborou-se de forma colaborativa um ensaio acadêmico-reflexivo que emerge de uma prática virtual de línguas estrangeiras dentro do curso de Espanhol I na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Inspirados pela filosofia de Paulo Freire, discutimos como essa ferramenta pode fomentar o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras, criando cenários autênticos de interação entre os/as alunos/as e estimulando a autonomia, a reciprocidade e a colaboração entre pares. Simultaneamente, identificamos alguns desafios e obstáculos potenciais que podem interferir na atividade. Concluímos que o Teletandem se configura como uma poderosa atividade intercultural, capaz de impulsionar a troca e a reflexão sobre as demandas e os desafios dos povos rurais da América Latina.
Downloads
Referências
BRAMMERTS, Helmut; CALVERT, Mike. Aprender através da comunicação em tandem. In: DELILLE, Karl; CHICHORRO, Adelaide (Ed.). Aprendizagem autónoma de lı́nguas em Tandem. Lisboa: Colibri, Facultade de Letras da Universidade de Coimbra, 2002. p. 37–52.
FLEURI, Reinaldo Mathias. Desafios à educação intercultural no Brasil. Educação, Sociedade e Cultura, v. 16, p. 45–62, 2001.
FRANCO, Gabriela. Aspectos linguísticos emergentes em sessões de teletandem: uma análise a partir da conscientização da linguagem. 2016. Dissertação - Mestrado em Estudos Linguísticos – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, São Paulo.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. A importancia do ato de ler: em tres artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo (SP): Paz e Terra, 2004.
MUSSI, Ricardo Fraklin De Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo De. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 61–77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010.
OLIVEIRA, Gilvan Müller de. Plurilinguismo no Brasil. 2008. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000161167. Acesso em: 15 jan. 2023.
RAMMÉ, Valdilena. TANDEM: Pedalando juntos em espanhol e português/TÁNDEM: Pedaleando juntos en español y português. Experiência. Revista Científica de Extensão, v. 1, n. 1, 2015. DOI: 10.5902/18014.
SILVA, Maria do Socorro. A construção da Licenciatura em Educação do Campo: espaço de diálogo e rupturas na universidade. In: AIRES, José Luciano de Queiroz et al. (Ed.). Cultura da mídia, História Cultura e Educação do Campo. João Pessoa: Editora UFPB, 2011. p. 403–420.
TAKAKI, Nara Hiroko; FERRAZ, Daniel De Mello; MIZAN, Souzana. Repensando a educação linguística com contribuições de Ricoeur e Monte Mór. Pensares em Revista, n. 15, p. 22–46, 2019. DOI: 10.12957/pr.2019.38462.
TIRLONI, Larissa Paula; RAMMÉ, Valdilena. Tandem, autoavaliação e a autonomia na aprendizagem de línguas estrangeiras. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 54, p. 457–482, 2015. DOI: 10.1590/010318134802171941.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA. Projeto de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. 2019. Disponível em: http://www.unila.edu.br/sites/default/files/files/PDI%5C%20UNILA%5C%202013-%C2%AC%E2%80%902017.pdf. Acesso em: 15 jan. 2023.
VASSALLO, Maria Luisa; TELLES, João A. Foreign language learning in-tandem: Theoretical principles and research perspectives. The especialist, v. 27, n. 1, p. 83–118, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabrielle Alves de Souza, Ruth Lins da Silva, Raissa Layane de Deus Souza, Daniel Guillermo Gordillo Sánchez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.