Diálogos latino-americanos e aprendizagem de espanhol

relato de experiência de Teletandem na UFCG

Autores

  • Gabrielle Alves de Souza Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Unidade Acadêmica de Educação do Campo, Sumé, PB, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6472-9384
  • Ruth Lins da Silva Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Unidade Acadêmica de Educação do Campo, Sumé, PB, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5273-1102
  • Raissa Layane de Deus Souza Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Unidade Acadêmica de Educação do Campo, Sumé, PB, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8376-8143
  • Daniel Guillermo Gordillo Sánchez Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil / Universidade de Hamburgo, Alemanha https://orcid.org/0000-0001-6725-0627

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42638

Palavras-chave:

Aprendizagem de línguas, Tecnologia e educação, Experiências de aprendizagem, Educação intercultural

Resumo

Este artigo visa apresentar a experiência intercultural do Teletandem envolvendo estudantes de duas universidades federais brasileiras. Seguindo a abordagem metodológica do relato de experiência (MUSSI; FLORES; ALMEIDA, 2021), elaborou-se de forma colaborativa um ensaio acadêmico-reflexivo que emerge de uma prática virtual de línguas estrangeiras dentro do curso de Espanhol I na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Inspirados pela filosofia de Paulo Freire, discutimos como essa ferramenta pode fomentar o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras, criando cenários autênticos de interação entre os/as alunos/as e estimulando a autonomia, a reciprocidade e a colaboração entre pares. Simultaneamente, identificamos alguns desafios e obstáculos potenciais que podem interferir na atividade. Concluímos que o Teletandem se configura como uma poderosa atividade intercultural, capaz de impulsionar a troca e a reflexão sobre as demandas e os desafios dos povos rurais da América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielle Alves de Souza, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Unidade Acadêmica de Educação do Campo, Sumé, PB, Brasil

Estudante de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sumé. 

Ruth Lins da Silva, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Unidade Acadêmica de Educação do Campo, Sumé, PB, Brasil

Estudante da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sumé. 

Raissa Layane de Deus Souza, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Unidade Acadêmica de Educação do Campo, Sumé, PB, Brasil

Estudante da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sumé. 

Daniel Guillermo Gordillo Sánchez, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil / Universidade de Hamburgo, Alemanha

Doutorando em Educação da Universidade Federal da Paraíba, com sanduíche na Universidade de Hamburgo.

Referências

BRAMMERTS, Helmut; CALVERT, Mike. Aprender através da comunicação em tandem. In: DELILLE, Karl; CHICHORRO, Adelaide (Ed.). Aprendizagem autónoma de lı́nguas em Tandem. Lisboa: Colibri, Facultade de Letras da Universidade de Coimbra, 2002. p. 37–52.

FLEURI, Reinaldo Mathias. Desafios à educação intercultural no Brasil. Educação, Sociedade e Cultura, v. 16, p. 45–62, 2001.

FRANCO, Gabriela. Aspectos linguísticos emergentes em sessões de teletandem: uma análise a partir da conscientização da linguagem. 2016. Dissertação - Mestrado em Estudos Linguísticos – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, São Paulo.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. A importancia do ato de ler: em tres artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo (SP): Paz e Terra, 2004.

MUSSI, Ricardo Fraklin De Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo De. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 61–77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010.

OLIVEIRA, Gilvan Müller de. Plurilinguismo no Brasil. 2008. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000161167. Acesso em: 15 jan. 2023.

RAMMÉ, Valdilena. TANDEM: Pedalando juntos em espanhol e português/TÁNDEM: Pedaleando juntos en español y português. Experiência. Revista Científica de Extensão, v. 1, n. 1, 2015. DOI: 10.5902/18014.

SILVA, Maria do Socorro. A construção da Licenciatura em Educação do Campo: espaço de diálogo e rupturas na universidade. In: AIRES, José Luciano de Queiroz et al. (Ed.). Cultura da mídia, História Cultura e Educação do Campo. João Pessoa: Editora UFPB, 2011. p. 403–420.

TAKAKI, Nara Hiroko; FERRAZ, Daniel De Mello; MIZAN, Souzana. Repensando a educação linguística com contribuições de Ricoeur e Monte Mór. Pensares em Revista, n. 15, p. 22–46, 2019. DOI: 10.12957/pr.2019.38462.

TIRLONI, Larissa Paula; RAMMÉ, Valdilena. Tandem, autoavaliação e a autonomia na aprendizagem de línguas estrangeiras. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 54, p. 457–482, 2015. DOI: 10.1590/010318134802171941.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA. Projeto de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. 2019. Disponível em: http://www.unila.edu.br/sites/default/files/files/PDI%5C%20UNILA%5C%202013-%C2%AC%E2%80%902017.pdf. Acesso em: 15 jan. 2023.

VASSALLO, Maria Luisa; TELLES, João A. Foreign language learning in-tandem: Theoretical principles and research perspectives. The especialist, v. 27, n. 1, p. 83–118, 2006.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

SOUZA, G. A. de; SILVA, R. L. da; SOUZA, R. L. de D.; SÁNCHEZ, D. G. G. Diálogos latino-americanos e aprendizagem de espanhol: relato de experiência de Teletandem na UFCG. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e42638, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.42638. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/42638. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência