Corpus de aprendizes de português da Universidade de Macau e ensino de português L2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47754

Palavras-chave:

Corpus de aprendizes, Aprendizes chineses de português L2, Análises quantitativas e qualitativas, Aplicações pedagógicas

Resumo

O presente artigo apresenta um corpus de aprendizes chineses de português L2 com a anotação de PoS e lema, destacando-se sua potencialidade de análise quantitativa e qualitativa na identificação de padrões linguísticos dos aprendizes, contribuindo, dessa forma, para o ensino de português L2. Este corpus (Corpus de Aprendizes de Português da Universidade de Macau), denominado UMPLC, contém, no total, 933 composições produzidas por 122 estudantes de português da Universidade de Macau durante três anos de estudo consecutivos. A anotação de PoS e lema realizou-se através do Stanza, anotador automático desenvolvido por Qi et al. (2020). A fim de garantir a consistência de anotação, o resultado foi revisado manualmente. Nesta pesquisa, as informações de PoS e lema permitem-nos investigar quantitativa e qualitativamente diversos fenômenos existentes no corpus relativos ao aspeto lexical e à mudança diacrônica desse aspeto. Dois estudos foram realizados com base em uma abordagem contrastiva, comparando-se o português dos aprendizes do corpus com o português nativo. Foram descobertas características de não-natividade linguística desses aprendizes, o que permitirá que os professores de português L2 se concentrem nas áreas em que é necessário um trabalho corretivo.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

ZHANG, J.; YOU, M. Corpus de aprendizes de português da Universidade de Macau e ensino de português L2. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e47754, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.47754. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47754. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Seção

Dossiê 2024: Educação linguística e cultural mediada por tecnologias digitais