Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) em contextos corporativos

uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.51188

Palavras-chave:

MOOC, Educação Corporativa, Formação Profissional, Curso Virtual

Resumo

Este estudo visa investigar como Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) vêm sendo adotados como espaços formativos em organizações, com enfoque em identificar as práticas e estratégias aplicadas para reduzir a evasão nesses cursos. Para atingir tal objetivo, foi realizada uma revisão sistematizada da literatura, consultando bases de dados como Web of Science, Scopus e SciELO, em busca de artigos relacionados ao tema publicados no período de 2018 a 2022. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, apenas cinco artigos foram considerados relevantes, apontando a lacuna de pesquisas no campo. Os resultados destacam os MOOC como espaços formativos relevantes para qualificação e requalificação profissional em contextos corporativos. Identifica-se ainda sua contribuição para outras funções, incluindo gestão de carreira, recrutamento, retenção de talentos e marketing de produtos ou serviços. Entretanto, um desafio significativo identificado é o de cultivar a motivação dos trabalhadores para conclusão dos cursos. Os resultados indicam a necessidade de promover o alinhamento entre as expectativas dos trabalhadores e metas organizacionais e de desenvolver estratégias que valorizem as necessidades individuais, a autonomia e o desempenho do aprendiz. Destacam-se estratégias como aprimorar a aprendizagem por meio de abordagens pedagógica adaptativa, assim com a promoção de incentivos monetários e não monetários para o reconhecimento pelo desempenho. O estudo identificou uma lacuna significativa na literatura: a ausência de estudos sobre os desafios da abordagem pedagógica autoinstrucional nos MOOC.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Bernardo Mendonça, Programa de Gestão e Tecnologia Industrial no Senai/Cimatec, Salvador, Bahia, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Doutoranda em gestão em tecnologia industrial no SENAI/CIMATEC, mestre em saúde pública pela ENSP/Fiocruz, especialista em design instrucional pelo SENAC/SP. Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.

  • Lynn Rosalina Gama Alves, Programa de Gestão e Tecnologia Industrial no Senai/Cimatec, Salvador, Bahia, Brasil

    Lynn Rosalina Gama Alves, Atualmente Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 1D, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado foi na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Universidade de Turim, na Itália. É docente e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA, professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais - UFBA. As investigações realizadas relacionam-se com o universo digital, destacando os jogos digitais e suas interfaces, especialmente com a aprendizagem em distintos cenários. Nos últimos anos vem realizando pesquisas que têm como temas: narrativas seriadas, divulgação científica e mais recentemente as questões e tensões relacionadas com a plataformização da educação, destacando a Learning Analytics. Coordenou os projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais como: Tríade (FINEP/FAPESB/UNEB), Búzios: ecos da liberdade (FAPESB), Guardiões da floresta (CNPq, FAPESB, Proforte), Brasil 2014: rumo ao Hexa (SEC-Ba), Insitu (SEC-Ba), Industriali (SEC-Ba), Games studies (FAPESB), DOM (SEC-Ba), Janus (SEC-Ba) e Gamebook (CAPES/FAPESB) e Lider SIM (CAPES). E organiza e coordena há quartorze anos o Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas. As produções do grupo de pesquisa, inclusive a série de documentários Ciência, Tecnologia e Cultura, encontram-se disponíveis na URL: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br e no Canal do Youtube http://www.youtube.com/user/comunidadesvirtuais.

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Publicado

05-11-2024

Como Citar

Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) em contextos corporativos: uma revisão da literatura. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e51188, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.51188. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/51188. Acesso em: 19 dez. 2024.

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