Estudo da ocorrência de cyberbullying contra professores na rede social Twitter por meio de um algoritmo de classificação bayesiano

Authors

  • Rafael José de Alencar Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.77-83

Keywords:

Cyberbullying. Twitter. Mineração de Dados. Aprendizagem de Máquina. Filtro Bayesiano.

Abstract

O presente trabalho pretende contribuir com o mapeamento e a mensuração da ocorrência da violência virtual contra professores na rede social Twitter, por meio de técnicas computacionais baseadas em mineração de dados da Internet (web mining) e aprendizagem de máquina (machine learning). Para tal, foi realizada, durante uma semana, a coleta de postagens referentes a professores na rede social, as quais foram normalizadas e submetidas a um algoritmo de classificação Bayesiano capaz de realizar automaticamente a categorização do teor das mensagens como positivas, negativas ou neutras. Como resultado, obteve-se uma visualização gráfica hierárquica dos dados capaz de fornecer uma visão geral da gravidade e abrangência do fenômeno.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rafael José de Alencar Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Possui graduação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas para Internet.

References

I-SAFE AMERICA. National i-SAFE Survey Finds Over Half of Students Are Being Harassed

Online. 2004. Disponível em: <http://www.dbprescott.com/internetbullying6.04.pdf>. Acesso em

mar. 2012.

MAIDEL, Simone. Cyberbullying: um novo risco advindo das tecnologias digitais. Revista

Electrónica de Investigación y Docencia - ISSN: 1989-2446. Número 2, junho de 2009.

PYTHON PROGRAMMING LANGUAGE. Python v2.7.3 documentation index. Disponível em:

<http://docs.python.org/>. Acesso em 31 mar. 2012.

SEGARAN, Toby. Programando a inteligência coletiva. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.

TIC EDUCAÇÃO 2011 – Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação

no Brasil. Disponível em: <http://www.cetic.br/educacao/2011/p-barreiras01.htm>. Acesso em 5 jul.

TWITTER API. Twitter platform documentation. Disponível em: <https://dev.twitter.com/docs>.

Acesso em 31 mar. 2012.

WEBSTER, Tom. Twitter Usage In America: 2010. 2010. Disponível em

<http://images.publicaster.com/ImageLibrary/account2782/documents/Twitter_Usage_In_America_

pdf>. Acesso em 30 mar. 2012.

Published

2012-04-23

How to Cite

DE ALENCAR ALMEIDA, R. J. Estudo da ocorrência de cyberbullying contra professores na rede social Twitter por meio de um algoritmo de classificação bayesiano. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 1, p. 77–83, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.1.77-83. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16611. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Education and Technology