Estudo da ocorrência de cyberbullying contra professores na rede social Twitter por meio de um algoritmo de classificação bayesiano
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.77-83Keywords:
Cyberbullying. Twitter. Mineração de Dados. Aprendizagem de Máquina. Filtro Bayesiano.Abstract
O presente trabalho pretende contribuir com o mapeamento e a mensuração da ocorrência da violência virtual contra professores na rede social Twitter, por meio de técnicas computacionais baseadas em mineração de dados da Internet (web mining) e aprendizagem de máquina (machine learning). Para tal, foi realizada, durante uma semana, a coleta de postagens referentes a professores na rede social, as quais foram normalizadas e submetidas a um algoritmo de classificação Bayesiano capaz de realizar automaticamente a categorização do teor das mensagens como positivas, negativas ou neutras. Como resultado, obteve-se uma visualização gráfica hierárquica dos dados capaz de fornecer uma visão geral da gravidade e abrangência do fenômeno.
Downloads
References
I-SAFE AMERICA. National i-SAFE Survey Finds Over Half of Students Are Being Harassed
Online. 2004. Disponível em: <http://www.dbprescott.com/internetbullying6.04.pdf>. Acesso em
mar. 2012.
MAIDEL, Simone. Cyberbullying: um novo risco advindo das tecnologias digitais. Revista
Electrónica de Investigación y Docencia - ISSN: 1989-2446. Número 2, junho de 2009.
PYTHON PROGRAMMING LANGUAGE. Python v2.7.3 documentation index. Disponível em:
<http://docs.python.org/>. Acesso em 31 mar. 2012.
SEGARAN, Toby. Programando a inteligência coletiva. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.
TIC EDUCAÇÃO 2011 – Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação
no Brasil. Disponível em: <http://www.cetic.br/educacao/2011/p-barreiras01.htm>. Acesso em 5 jul.
TWITTER API. Twitter platform documentation. Disponível em: <https://dev.twitter.com/docs>.
Acesso em 31 mar. 2012.
WEBSTER, Tom. Twitter Usage In America: 2010. 2010. Disponível em
<http://images.publicaster.com/ImageLibrary/account2782/documents/Twitter_Usage_In_America_
pdf>. Acesso em 30 mar. 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This is an open access article that allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium as long as the original article is properly cited.