Twitter como possível alternativa para o ensino de língua portuguesa

Autores

  • Jefferson de Oliveira Balduino Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Karine Lôbo Castelano Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Janete Araci do Espírito Santo Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.25-33

Palavras-chave:

Twitter. Redes sociais. Ensino. Língua Portuguesa.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apontar para a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), principalmente da ferramenta Twitter, envolvendo o conceito de redes sociais para o ensino-aprendizagem dentro do contexto acadêmico. Por ser um serviço que permite a postagem de apenas 140 caracteres por vez, a ferramenta Twitter leva seus usuários a escreverem suas informações de forma compacta, considerando o significado das mesmas. Com isso, é possível observar uma internet capaz de lidar com contextos e interpretações, uma vez que aferramenta poderá contribuir para o desenvolvimento linguístico do aluno, possibilitando o desenvolvimento de competências de leitura, produção textual e compreensão linguística nos mais diversos contextos em que estiverem inseridos. Como metodologia, foram aplicados questionários em uma escola pública da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados mostraram que os alunos entendem a importância das TICs e das redes sociais para a pesquisa escolar, bem como sobre a aplicação dos mesmos na aprendizagem e na busca de informações ou de conhecimentos. Dessa forma, acreditamos que, ao utilizar esta nova ferramenta, o aluno terá acesso aos mais diversos tipos de textos, assim como escrever mensagens, conversar, pesquisar e produzir trabalhos solicitados pelos professores, divulgar opiniões, enfim, desenvolver as habilidades de leitura, compreensão e escrita, desde outras perspectivas.

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Biografia do Autor

Jefferson de Oliveira Balduino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação (Bacharelado) em Sistemas de Informação pela Faculdade de Minas (FAMINAS) - Muriaé, Brasil (2008). É especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas a Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Educação e Educação a Distância, com ênfase em redes sociais e Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: web 2.0 e web semântica. Também tem experiência em Ciência da Computação, com ênfase nos seguintes temas: fundamentos de programação e desenvolvimento de sistemas para web. Atuou como Tutor Coordenador do curso de Tecnologia em Sistemas de Computação (CEDERJ/UFF - Polo de Itaperuna/RJ). Atualmente é professor da Faculdade Redentor (Campus - Itaperuna/RJ), além de professor no Ensino Tecnológico do Instituto Federal Fluminense (IFF) - (Campus - Itaperuna/RJ).

Karine Lôbo Castelano, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF e licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente está cursando especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC). Membro do comitê científico da Revista InterSience place Junior. Tem experiência na área de Educação e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, formação de professores, metodologias de ensino e novas tecnologias.

Janete Araci do Espírito Santo, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), 2013. Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina, Muriaé (1983), Especialista em Fundamentos da Educação pela Faculdade Santa Marcelina-Muriaé-MG(1990) e Aperfeiçoamento em Leitura-Práticas Interdisciplinares pela UFJF-MG(2003). É professora de Língua Inglesa - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e professora de Língua Portuguesa - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. É revisora de textos credenciada no Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UENF/RJ, desde dezembro de 2012.

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Publicado

11-05-2014

Como Citar

BALDUINO, J. de O.; CASTELANO, K. L.; SANTO, J. A. do E. Twitter como possível alternativa para o ensino de língua portuguesa. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 7, n. 1, p. 25–33, 2014. DOI: 10.17851/1983-3652.7.1.25-33. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16654. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia