Estudo da ocorrência de cyberbullying contra professores na rede social Twitter por meio de um algoritmo de classificação bayesiano
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.77-83Palabras clave:
Cyberbullying. Twitter. Mineração de Dados. Aprendizagem de Máquina. Filtro Bayesiano.Resumen
O presente trabalho pretende contribuir com o mapeamento e a mensuração da ocorrência da violência virtual contra professores na rede social Twitter, por meio de técnicas computacionais baseadas em mineração de dados da Internet (web mining) e aprendizagem de máquina (machine learning). Para tal, foi realizada, durante uma semana, a coleta de postagens referentes a professores na rede social, as quais foram normalizadas e submetidas a um algoritmo de classificação Bayesiano capaz de realizar automaticamente a categorização do teor das mensagens como positivas, negativas ou neutras. Como resultado, obteve-se uma visualização gráfica hierárquica dos dados capaz de fornecer uma visão geral da gravidade e abrangência do fenômeno.
Descargas
Citas
I-SAFE AMERICA. National i-SAFE Survey Finds Over Half of Students Are Being Harassed
Online. 2004. Disponível em: <http://www.dbprescott.com/internetbullying6.04.pdf>. Acesso em
mar. 2012.
MAIDEL, Simone. Cyberbullying: um novo risco advindo das tecnologias digitais. Revista
Electrónica de Investigación y Docencia - ISSN: 1989-2446. Número 2, junho de 2009.
PYTHON PROGRAMMING LANGUAGE. Python v2.7.3 documentation index. Disponível em:
<http://docs.python.org/>. Acesso em 31 mar. 2012.
SEGARAN, Toby. Programando a inteligência coletiva. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.
TIC EDUCAÇÃO 2011 – Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação
no Brasil. Disponível em: <http://www.cetic.br/educacao/2011/p-barreiras01.htm>. Acesso em 5 jul.
TWITTER API. Twitter platform documentation. Disponível em: <https://dev.twitter.com/docs>.
Acesso em 31 mar. 2012.
WEBSTER, Tom. Twitter Usage In America: 2010. 2010. Disponível em
<http://images.publicaster.com/ImageLibrary/account2782/documents/Twitter_Usage_In_America_
pdf>. Acesso em 30 mar. 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.