O Automated Guided Vehicle como um micromundo de aprendizagem matemática

uma perspectiva construcionista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46113

Palabras clave:

Inteligência criadora, Robótica educacional, Micromundo, Aprendizagem matemática

Resumen

O artigo buscou explorar, em uma perspectiva construcionista, o Automated Guided Vehicle (AGV) enquanto um Micromundo de aprendizagem matemática. A sua constituição se deu a partir de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, ou seja, aquela em que se deseja oferecer uma visão geral sobre o objeto. Nesse processo, foram realizadas pesquisas bibliográficas, baseadas em estudos de autores como, por exemplo, Seymour Papert, Pierre Lèvy, e marcada pela experimentação baseada em Guimarães, Silva e Barbosa (2020). Assim, estabeleceu-se como objetivo estudar a viabilidade de adotar o AGV como micromundo de aprendizagem matemática, na perspectiva da bricolagem, simulação e inteligência criadora. A experiência com a construção do AGV é mais que a construção de um robô, é a afirmação da importância da Matemática, do simulador virtual na concepção do real, do tangível.

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Biografía del autor/a

Fernando da Costa Barbosa, Universidade Federal de Catalão, Catalão, GO, Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia, atua com pesquisa no campo de Educação Matemática e Tecnologias da Educação, em especial a Rob´ótica Educacional. Atualmente é professor da Universidade Federal de Catalão.

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Publicado

14-08-2023

Cómo citar

BARBOSA, F. da C.; GUIMARÃES, D. da S.; SILVA, Élida A. da; ALVES, D. B.; ALVES, M. da C. A. O Automated Guided Vehicle como um micromundo de aprendizagem matemática: uma perspectiva construcionista. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e46113, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.46113. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46113. Acesso em: 21 nov. 2024.

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