Síntese de carvão ativado a partir do caroço do umbu e sua aplicação na adsorção de corantes orgânicos
Palavras-chave:
Adsorventes. Ativação química. Resíduos de biomassa.Resumo
Este trabalho teve como objetivo produzir carvão ativado utilizando como precursor de carbono o caroço de umbu e avaliar sua capacidade em adsorver corantes orgânicos. O carvão foi obtido por meio da ativação química, utilizando carbonato de sódio como agente de ativação. O carvão produzido foi caracterizado e testado em processos adsortivos, utilizando como modelo de contaminante o azocorantes azul de metileno. A eficiência do processo de adsorção do azul de metileno em carvão ativado foi determinada através do estudo da massa e do tempo necessário para atingir o equilíbrio. Nesse estudo, verificou-se que a massa ideal para a adsorção do corante (azul de metileno) foi de 0,03 mg e que o tempo em que a capacidade adsortiva se manteve constante foi de 150 min., apresentando uma remoção de 90,06% do azocorantes empregado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.