The connections between the PISA and the STEM education movement

Authors

  • Gustavo Oliveira Pugliese Alexander von Humboldt-Stiftung https://orcid.org/0000-0003-4311-9055
  • Vinicio de Macedo Santos Professor livre-docente e vice-diretor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Keywords:

Educational policies, Curriculum, International Assessment, STEM education

Abstract

In this article, we explore the fact that, far beyond obvious effects such as the ranking of educational systems and the construction of model countries, the narratives built by PISA also indirectly support the emergence of technicist educational trends such as the STEM education movement (Science, Technology, Engineering and Mathematics), which has occupied significant space in the Brazilian educational agenda and is already part of government policies. Based on the theoretical reference in sociology of education, we analyze how the arguments built around STEM education, not by chance, similar to OECD perspectives: the solution to the challenges of the economy through education, throwing the bill of economic successes (and failures) to the school and the teacher. We have established a critical analysis of how STEM education has been presented as a universal solution, supported by being a trend imported especially from the United States, and given as a norm in Brazil. We have observed that the STEM movement is a product of globalizing practices, a byproduct of the performance and competitiveness policies that the OECD establishes on education systems worldwide.

Author Biographies

  • Gustavo Oliveira Pugliese, Alexander von Humboldt-Stiftung

    Cursa doutorado na Faculdade de Educação da USP, com ênfase em STEM (Science, Engineering, Technology and Mathematics) education, políticas curriculares e PISA. Realizou mestrado no Instituto de Biologia/Unicamp com um período de estágio na Universidade de Washington (EUA). É formado em Letras (2011) e Ciências Biológicas (2015) pela Unicamp. Trabalhou no programa de ensino de ciências para minorias no programa MESA (Mathematics, Engineering and Science Achievement), nos Estados Unidos e coordenou um programa educacional para escolas públicas em Campinas. É fellow do programa YLAI (Young Leaders of the Americas Initiative), do Departamento de Estado dos EUA; Participou do programa STEM Tech Camp Brasil 2019 e 2020; e do International Network of Education Institutes, na Universidade de Beijing (China) em 2019. Tem experiência como formador de professores em tecnologias para a educação, elaboração de livros didáticos do PNLD. Principais áreas de atuação: coordenação de projetos educacionais, currículo e material didático, tecnologias educacionais, STEM Education e formação de professores.

  • Vinicio de Macedo Santos, Professor livre-docente e vice-diretor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

    Licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP (1977), mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1995), Livre docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde 2008, na área de Metodologia do Ensino de Matemática e atualmente é professor Titular da FEUSP pelo Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada. Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Didáctica de las Matemáticas da Universidade de Sevilha (2000/2001) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2009), junto ao Groupe de Sociologie Reflexive e Pragmatique (GSPR) e foi professor visitante da Université Paris Ouest Nanterre (Paris X) em 2012. Coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Educação (GEPEME), desde 2004 e o Grupo Prospéro lusófona a partir de 2015.Foi membro titular e presidente da Comissão de Pesquisa da FE-USP. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - São Paulo (2003-2005). Foi membro do Comitê Científico e Coordenador do GT de Educação Matemática da Anped (2005-2007). Coordenou a área de Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Desenvolveu e desenvolve projetos de pesquisa financiados pela FAPESP, CAPES e CNPq, com foco em dimensões da educação escolar, como o currículo de matemática, a relação e as dificuldades de alunos com a matemática, a formação do professor e do pesquisador em Educação Matemática.Tem publicado vários artigos e livros sobre essa temática e participado com trabalhos em eventos nacionais e internacionais da área. É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática na qual integra atualmente o seu Conselho Editorial. É membro do Comitê Editorial de vários periódicos da área de Educação Matemática e Educação. Tem colaborado como assessor da FAPESP, CNPq,CAPES, FAPEMIG e da SCIELO.Tem experiência na área de Educação e Educação Matemática com ênfase na formação de professores para o ensino de Matemática, currículos de matemática para a educação básica, dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática e fundamentos sociológicos da pesquisa em Educação Matemática.

Published

2022-09-13

Issue

Section

Artigos

How to Cite

The connections between the PISA and the STEM education movement. (2022). Educação Em Revista , 38. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35153

Similar Articles

1-10 of 1337

You may also start an advanced similarity search for this article.