“Os bastidores da escola sob a õtica da divisão do trabalho”
Keywords:
Escola, TrabalhoAbstract
A pesquisa tem por objetivo o estudo e análise do processo de organização escolar submetido, nas últimas décadas, a transformações substantivas, que vém altenrando sensivelmente as relações de trabalho dos profissionais da educação. Essas transformações aparecem, sobretudo, através da divisão parcelas desse trabalho que se mostra, em seu interior, dividido, realizado comitantemente por meio de operações e tarefas diferenciadas, que delimitam a separação das funções de direção e concepção, daquelas de execução. Busca-se compreender, através da análise do cotidiano escolar, quando, como e por que ocorreu a divisão técnica do trabalho pedagógico que caracteriza o parcelamento do trabalho docente e a hierarquização de funções, tendo como referência alguns aspectos básicos inerentes à relação ensino- aprendizagem. Com o avançar da pesquisa sentiu-se necessidade de extrapolar o estudo da divisão social do trabalho escolar para uma esfera mais ampla, ou seja, a do sistema de ensino, suas reformas administrativas e as vinculações imediatas das mesmas com a divisão das tarefas de concepção e execução.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.