“Os bastidores da escola sob a õtica da divisão do trabalho”

Autores/as

  • Magda Lúcia Chamon

Palabras clave:

Escola, Trabalho

Resumen

A pesquisa tem por objetivo o estudo e análise do processo de organização escolar submetido, nas últimas décadas, a transformações substantivas, que vém altenrando sensivelmente as relações de trabalho dos profissionais da educação. Essas transformações aparecem, sobretudo, através da divisão parcelas desse trabalho que se mostra, em seu interior, dividido, realizado comitantemente por meio de operações e tarefas diferenciadas, que delimitam a separação das funções de direção e concepção, daquelas de execução. Busca-se compreender, através da análise do cotidiano escolar, quando, como e por que ocorreu a divisão técnica do trabalho pedagógico que caracteriza o parcelamento do trabalho docente e a hierarquização de funções, tendo como referência alguns aspectos básicos inerentes à relação ensino- aprendizagem. Com o avançar da pesquisa sentiu-se necessidade de extrapolar o estudo da divisão social do trabalho escolar para uma esfera mais ampla, ou seja, a do sistema de ensino, suas reformas administrativas e as vinculações imediatas das mesmas com a divisão das tarefas de concepção e execução.

   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Chamon, M. L. (2023). “Os bastidores da escola sob a õtica da divisão do trabalho”. Educação Em Revista, 4(07). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42573

Número

Sección

Dissertações e teses