A construção de uma infância escolarizada: a escola na literatura infantil (1900-1935)

Autores/as

  • Maria Cristina Soares Gouvêa

Palabras clave:

História, Escola, Infância, Literatura

Resumen

A pesquisa analisa as representações sobre a escola, presentes na produção literária destinada à criança, entre 1900 e 1935, no Brasil. Investiga-se como os textos construíam progressivamente a imagem de uma criança inserida, escola esta centrada na infância e compreendida como espaço lúdico, em que a aprendizagem era entendida como exercício do prazer, estendida a todas as crianças. Verifica-se que os textos construíam a imagem de uma escola modelar, identificada com o ideário modernizador cientificista, cuja tradução pedagógica afirmava-se nas propostas escola novistas.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Gouvêa, M. C. S. (2023). A construção de uma infância escolarizada: a escola na literatura infantil (1900-1935). Educação Em Revista, 15(29). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42694

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