De como La Llorona se tornou um Miserere de Willy Corrêa de Oliveira

Autores

Palavras-chave:

Willy Corrêa de Oliveira, Miserere, Metalinguagem, Memória musical, Música contemporânea brasileira

Resumo

Em nossa pesquisa sobre o ciclo de peças para piano Miserere, de Willy Corrêa de Oliveira (DE BONIS, 2010) discutimos uma série de procedimentos composicionais pertinentes a essa obra e à produção do compositor em geral, a saber: a metalinguagem, a relação com as artes plásticas, a condensação de ideias, a superposição de citações à maneira de um ideograma, o teatro musical, e a possibilidade de uma análise estrutural de cada peça ao lado de uma leitura semântica (incentivada pela própria partitura). Obra aberta, o Miserere tem recebido adições do compositor após a publicação da pesquisa. As mesmas ferramentas de análise aplicadas para o ciclo todo são aqui utilizadas para o estudo de uma das últimas peças a serem acrescentadas, em 2009.

Biografia do Autor

  • Maurício Funcia De Bonis, Universidade de São Paulo (USP)

    Compositor, pianista e pesquisador. Graduou-se em composição, sob orientação de Willy Corrêa de Oliveira, pela ECA-USP, onde concluiu o doutorado em musicologia, sob a orientação de Flávia Camargo Toni, como bolsista FAPESP. Participou como bolsista do 40º Ferienkurse für Neue Musik em Darmstadt, na Alemanha (julho de 2000), e estudou piano com Heloísa Zani, Amílcar Zani e Cláudia Padilha. Como pesquisador, tem participado de congressos acadêmicos no Brasil e no exterior, dedicando-se especialmente à música contemporânea brasileira. Lecionou na Faculdade Mozarteum de São Paulo, na EMESP Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo, na Faculdade de Música Carlos Gomes e no Festival de Prados. Como compositor, tem participado de festivais nacionais e internacionais de música contemporânea, como o Festival de Música Nova, as Bienais de Música Contemporânea do Rio de Janeiro e de Mato Grosso e o 1º Simpósio de Música Contemporânea Brasil-Colômbia, em Medellín. Como pianista, mantém um duo com a soprano Caroline De Comi, dedicando-se em especial à interpretação da música contemporânea brasileira.

Referências

CAMPOS, Haroldo de (org.). Ideograma: lógica, poesia, linguagem. São Paulo: Cultrix; Edusp, 1994.

DE BONIS, Maurício. O Miserere de Willy Corrêa de Oliveira: “aporia” e “apodíctica”. São Paulo: Annablume, 2010.

MONTANDON, Rosa Maria Spinoso de. La Llorona: mito e poder no México. Tese (doutorado em história social). Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2007.

OLIVEIRA, Willy Corrêa de. Caderno de Desenho. Manuscrito. Partitura.

______. Cinco advertências sobre a voragem. São Paulo: Luzes no Asfalto, 2010.

______. L’art d’être grand-père. Partitura.

______. Miserere. Manuscrito. Partitura.

______. Nove Peças Fáceis. São Paulo: Novas Metas, 1989.

______. Willy Corrêa de Oliveira, O presente. CD de áudio. Água-forte, 2006.

______. Passagens. São Paulo: Luzes no Asfalto, 2008.

______. Recife, Infância: Espelhos. São Paulo: Novas Metas, 1989.

______. Sete pequeninas peças para piano. São Paulo: Com-arte, 1996.

POUND, Ezra. Abc of reading. New York: New Directions Books, 1960.

POUSSEUR, Henri. Por uma periodicidade generalizada. In: Apoteose de Rameau e outros ensaios. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p.111-170.

______. Composer (avec) des identités culturelles. In: Série et harmonie généralisées: une théorie de la composition musicale. Wavre: Mardaga, 2009, p.295-345.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus logico-philosophicus. São Paulo: Edusp, 1968.

Downloads

Publicado

2013-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“De Como La Llorona Se Tornou Um Miserere De Willy Corrêa De Oliveira”. 2013. Per Musi, nº 27 (junho): 1-11. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39723.