Agudeza e stravaganza: expressões da bizarria na poesia e na música do Seiscentos

Autores

  • Thiago Saltarelli Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Palavras-chave:

agudeza, stravaganza, mímesis, fantasia, bizarria, alegoria

Resumo

Este artigo pretende desenvolver considerações anteriores sobre a aproximação das categorias de agudeza e stravaganza, concernentes à poesia e música seiscentistas. Consideradas ambas como expressão da bizarria, a relação entre elas será clarificada pelo conceito de mímesis e seus desdobramentos quando confrontado com a noção de fantasia. Todas essas relações vêm à luz a partir de duas fontes: primeira, a alegoria teológica da retórica latina medieval; segunda, a concessão ao inverossímil da retórica helenística bizantina.

Biografia do Autor

  • Thiago Saltarelli, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

    Thiago Saltarelli é professor de Filologia Românica e Língua e Literatura Latinas da Universidade Federal de Uberlândia. Realizou pesquisa de Pós-Doutorado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Dr. João Adolfo Hansen, com bolsa da FAPESP. É doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche na Universitat de Barcelona; mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais; e graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Áreas de atuação: Filologia Românica; Filologia Clássica; Teoria da Literatura e Literatura Comparada; Linguística Histórico-Comparada; Estética e Teoria da Arte. Foi violinista da Orquestra Jovem Sesiminas, da Orquestra Jovem do Palácio das Artes e da Orquestra de Extensão da Escola de Música da UEMG.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Agudeza E Stravaganza: Expressões Da Bizarria Na Poesia E Na Música Do Seiscentos”. 2017. Per Musi, nº 36 (agosto). https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/5218.