Cañón de Hermeto Pascoal
aspectos musicales y religiosos en una obra maestra para flauta
Palabras clave:
Hermeto Pascoal, Música popular brasileña, Modalismo, Atonalismo, Espiritualismo y música, Música electroacústica, Análisis musicalResumen
Estudio de caso sobre Cannon de Hermeto Pascoal, obra para flauta, tarareo de flauta y sonidos pregrabados, planteada como una sesión espiritual musical y grabada por el compositor en el álbum Misa de esclavos (PASCOAL, 1977). A partir del dibujo artístico de un pentagrama en espiral que figura en la cubierta interior del mismo LP (PASCOAL y PEREIRA, 1977) y de una transcripción basada en la pista grabada, se reconstruyó y editó minuciosamente la partitura de la obra (PASCOAL y BORÉM, 2010; incluida en este volumen de Per Musi en las p.80-82). Incluye una contextualización del papel de la religión en la música del "mago" multiinstrumentista, arreglista y compositor de música popular brasileña.
Referencias
ARTAUD, Pierre-Yves. Flûtes au présent: traité dês techniques contemporaines sur lês flûtes traversières à lúsage des compositeurs et des flûtistes. Paris: Gerard Billaudot, 1995.
BARBOSA, Marco Antonio. O forró de Hermeto Paschoal. Cybernotas. Artigo publicado em 6 de julho, 2001. In: www.cliquemusic.uol.com.br (Acesso em 7 de janeiro de 2009).
BARROSO, Fabiano et al. Nunca falei não, eu falo agora, agora eu falo: Hermeto Pascoal. Graffiti 76% Quadrinhos. 2009. In: www.graffiti76.com/entrevistas.html (Acesso em 6 de fevereiro, 2009).
BORÉM, Fausto; ARAÚJO, Fabiano. Hermeto Pascoal: experiência de vida e a formação de sua linguagem harmônica. Per Musi, n.22. Belo Horizonte: UFMG, 2010. p.22-43.
CAMPOS, Lucia Pompeu de Freitas Campos. Tudo isso junto de uma vez só: o choro, o forró e as bandas de pífano na música de Hermeto Pascoal. Belo Horizonte: UFMG 2006 (Dissertação de Mestrado).
COSTA-LIMA NETO, Luiz. A música experimental de Hermeto Pascoal e Grupo (1981-1993): concepção e linguagem. Rio de Janeiro: Unirio, 1999. (Dissertação de Mestrado). http://teses.musicodobrasil.com.br/a-musica-experimental-de-hermeto-pascoal-e-grupo.pdf. [Disponível em inglês como “The experimental music of Hermeto Pascoal and Group (1981-1993): conception and language”: http://teses.musicodobrasil.com.br/luiz-costa-lima-the-experimental-mu-sic-of-hermeto-pascoal-and-group.pdf in Músicos do Brasil: Uma Enciclopédia Instrumental .
______. Análise de Cannon. E-mail de Luiz Costa-Lima Neto a Fausto Borém (24 Fevereiro de 2009).
______. O Calendário do Som e a estética sociomusical inclusiva de Hermeto Pascoal: emboladas, polifonias e fusões paradoxais. Revista USP. n.82. São Paulo: USP, 2010a.
______. O cantor Hermeto Pascoal: a voz como instrumento. Per Musi, n.22, p.44-62. Belo Horizonte: UFMG, 2010b.
______. Da casa de Tia Ciata à casa da Família Hermeto Pascoal no bairro do Jabour: tradição e pós-modernidade na vida e na música de um compositor popular experimental no Brasil. Música & Cultura, revista on-line de etnomusicologia. n.3. Salvador: UFBA, 2008. [(www.musicaecultura.ufba.br, acesso em 9 de janeiro, 2009). Disponível em inglês como “From the house of Tia Ciata to the house of the Hermeto Pascoal Family in Jabour: tradition and post-modernity in the life and music of a popular experimental composer in Brazil”: http://ensaios.musicodobrasil.com.br/luizcostalim-aneto-traditionandpostmodernity-hermeto-pascoal.pdf in Músicos do Brasil: Uma Enciclopédia Instrumental . http://www.musicosdobrasil.com.br/inicio.jsf , 2009.]
EMMERSON, Simon; SMALLEY, Denis. Electro-acoustic music. In: The New Grove dictionary of music and musicians. 2 ed. Stanley Sadie, editor.;John Tyrell, diretor executivo. Londres: Macmillan, 2001.
GILMAN, Bruce. Sorcerer’s apprentice. sem data. In: Brazzil Magazine. 2009 (www.brazzil.com/musdec96.htm, acesso em 10 de janeiro, 2009).
GIRON, Luis Antônio. Mário Reis: o fino do samba. Coleção Todos os Cantos. São Paulo: Editora 34, 2001.
GONTIJO, Murilo. Minha religião é a música. Boletim informativo da UFMG. n.1285, ano 26, 19 de julho de 2000. p.5. In: www.ufmg.br/boletim/bol1285 (Acesso em 7 de janeiro, 2009). http://www.musicosdobrasil.com.br/inicio.jsf , 2009.]
KRICH, John. Why is this country dancing?: a one-man samba to the beat of Brazil. New York: Simon & Schuster, 1993.
KERNFELD, Barry (ed). The New Grove dictionary of jazz. 2 vls. Londres: Macmillan, 1988.
LEECH-WILKINSON, Daniel. Portamento e significado musical. Per Musi, n.15. Belo Horizonte: UFMG, 2007. p.7-25.
MILLARCH, Aramis. Abertura (Opus 5). Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1979 (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, 15 de abril de 1979, p.1).
______. O Som da gente em terra de Marlboro. Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1989 (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, Caderno Almanaque, 14 de março de 1989, p.3).
______. Som contemporâneo. Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1977 (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, Jornal da Música, 3 de julho de 1977, p.29).
PASCOAL, Hermeto. Biografia. In: www.hermetopascoal.com.br. 2009a (Acesso em 9 de janeiro, 2009).
______. Discografia. In: www.hermetopascoal.com.br. 2009b (Acesso em 9 de janeiro, 2009).
POLITOSKE, Daniel T. Music. 5ª ed. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, 1992.
PRADINES, César. Música brasileña en pareja. La Nacion. Espetáculos. 13 de maio, 2006. In: www.lanacion.com.ar. (Acesso em 10 de janeiro, 2009).
PURIM, Flora. Texto de apresentação do LP Slaves mass. In: Slaves Mass (capa interna do LP). Hermeto pascoal (voz, piano, Fender Rhodes, violão, flauta doce e transversal, saxofone e clavineta), Flora Purim (voz), Airto Moreira (percussão, voz e porcos), Raul de Souza (trombone e voz), David Amaro (violão, guitarra e viola de doze cordas), Ron Carter (contrabaixo acústico), Alphonso Johnson (contrabaixo elétrico), Chester Thompson (percussão), Hugo Fattoruso (voz), Laudir de Oliveira (voz). WEA/Warner: BS2980, 1977. (LP)
RAHSAAN ROLAND KIRK. In: Wikipedia. www.alfanet.hu/kirk. (Acesso em 1 de fevereiro, 2010).
RODRIGUES, Otávio. Hermeto. Vida simples. Dezembro, 2003. In: www.vidasimples.abril.com.br (Acesso em 12 de janeiro, 2009).
SANTOS NETO, Jovino. Re: Cannon do Slaves Mass. (e-mail de Jovino Santos Neto a Fausto Borém em 16 de janeiro de 2009).
SIQUEIRA, José de Lima. Sistema modal na música folclórica do Brasil. João Pessoa: Secretaria de Educação e Cultura – diretoria geral de cultura, 1981.
VILLAÇA, Edmiriam Módolo. O Menino Sinhô, vida e música de Hermeto Pascoal para crianças. Ilustrações de Rosinha Campos. Carta de Zélia Gaia. São Paulo: Ática, 2007.
ZWARG, Itiberê. A música universal. In: www.itibereorquestrafamilia.com.br. 2009a (Acesso em 20 de janeiro, 2009).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Excepto cuando se indique lo contrario, el contenido de este sitio está sujeto a una Licencia Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






