Leitura, discussão e produção de textos como recurso didático para o ensino de biologia
Abstract
Esse artigo apresenta a análise do desenvolvimento de uma atividade, planejada segundo a abordagem sociocultural e avaliada de acordo com a abordagem psicológica sociointeracionista do discurso, que tem como objetivo a contribuição para o Letramento Científico e para o estudo da História e Filosofia da Ciência. A pesquisa foi realizada com 27 alunos do 1o ano do ensino médio de uma escola particular de Belo Horizonte. Compararam-se duas resenhas escritas a partir da discussão de fragmentos de textos sobre evolução de Lamarck, Darwin e Wallace, uma feita antes e a outra depois da realização da atividade. Utilizaram-se como parâmetro de análise os aspectos que caracterizam a arquitetura interna dos textos, segundo Bronckart. A atividade proposta neste trabalho apresentou uma contribuição para o desenvolvimento do Letramento Científico, pois permitiu que treze dos vinte e sete alunos pesquisados produzissem resenhas com um avanço de acordo com os critérios definidos para a análise.Downloads
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Published
2011-02-12
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Soares, A. G., & Coutinho, F. Ângelo. (2011). Leitura, discussão e produção de textos como recurso didático para o ensino de biologia. Brazilian Journal of Research in Science Education, 9(2). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4003
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Artigos
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