Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem: um estudo com professores do ensino secundário
Abstract
Esta comunicação descreve um estudo realizado com um grupo de professores de Matemática do Ensino Secundário, a Segunda de quatro fases de um estudo mais amplo, que pretende compreender a forma de promover, em quatro professores de Matemática deste nível de ensino, uma evolução representacional que conduza a uma prática que favoreça a aprendizagem significativa da Matemática. A metodologia deste estudo é qualitativa. A recolha de dados baseou-se no inquérito; todos os sujeitos da amostra (n=124) realizaram uma tarefa projectiva (teste de evocação hierarquizada), fizeram uma tarefa de controle da centralidade (teste de reconhecimento do objecto) e responderam a um questionário individual (versão 3). A análise dos dados baseou-se em categorias previamente definidas. O principal objectivo desta investigação foi identificar, caracterizar e descrever representações sociais da Matemática, seu ensino e aprendizagem, destes professores de Matemática do Ensino Secundário e identificar os elementos centrais dessas mesmas representações. Relativamente a estes professores de Matemática enumeram-se as principais conclusões deste estudo: (1) foram identificadas e caracterizadas representações sobre a Matemática, seu ensino e aprendizagem, relativamente às dimensões epistemológica, pedagógica, afectiva e sócio-cultural e possíveis relações entre elas; (2) foi possível identificar o núcleo central de representações destas representações sociais.Downloads
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Published
2011-03-09
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Graça, M., & Moreira, M. A. (2011). Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem: um estudo com professores do ensino secundário. Brazilian Journal of Research in Science Education, 4(3). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4072
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