Experiências de leitura em Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos: um estudo das práticas de professores em formação inicial

Authors

  • Natália Almeida Ribeiro Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Danusa Munford Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Giácomo Porfírio de Araújo Perna Escola Estadual George Chalmers

Keywords:

textos escritos, práticas de leitura, formação de professores de ciências

Abstract

Há pesquisas que abordam a perspectiva de professores sobre a leitura em sala de aula de ciências. Entretanto o conhecimento sobre a constituição de saberes relacionados a ensinar Ciências com textos escritos ainda é relativamente limitado. Neste estudo, partindo de um referencial que entende leitura como prática de letramento, investigamos práticas de leitura de licenciandos que atuavam como docentes em um Projeto de Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos. Esta é uma pesquisa de orientação naturalista, utilizando-se de procedimentos de análise qualitativa. As principais fontes de dados foram entrevistas e grupos focais. Os participantes relataram experiências pessoais com leitura e descreveram a leitura nas salas de aula onde lecionavam. Os resultados indicam que as experiências anteriores dos licenciandos são bastante diversas, sendo a leitura no contexto familiar particularmente marcante. Os participantes descrevem o que chamam de “extrapolação” como aspecto significativo das práticas, emergindo da interação com os alunos, apresentando paralelos com diferentes noções de intertextualidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-01-07

How to Cite

Ribeiro, N. A., Munford, D., & Perna, G. P. de A. (2013). Experiências de leitura em Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos: um estudo das práticas de professores em formação inicial. Brazilian Journal of Research in Science Education, 12(2), 129–151. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4234

Most read articles by the same author(s)