Experiências de leitura em Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos: um estudo das práticas de professores em formação inicial

Autores/as

  • Natália Almeida Ribeiro Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Danusa Munford Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Giácomo Porfírio de Araújo Perna Escola Estadual George Chalmers

Palabras clave:

textos escritos, práticas de leitura, formação de professores de ciências

Resumen

Há pesquisas que abordam a perspectiva de professores sobre a leitura em sala de aula de ciências. Entretanto o conhecimento sobre a constituição de saberes relacionados a ensinar Ciências com textos escritos ainda é relativamente limitado. Neste estudo, partindo de um referencial que entende leitura como prática de letramento, investigamos práticas de leitura de licenciandos que atuavam como docentes em um Projeto de Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos. Esta é uma pesquisa de orientação naturalista, utilizando-se de procedimentos de análise qualitativa. As principais fontes de dados foram entrevistas e grupos focais. Os participantes relataram experiências pessoais com leitura e descreveram a leitura nas salas de aula onde lecionavam. Os resultados indicam que as experiências anteriores dos licenciandos são bastante diversas, sendo a leitura no contexto familiar particularmente marcante. Os participantes descrevem o que chamam de “extrapolação” como aspecto significativo das práticas, emergindo da interação com os alunos, apresentando paralelos com diferentes noções de intertextualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-01-07

Cómo citar

Ribeiro, N. A., Munford, D., & Perna, G. P. de A. (2013). Experiências de leitura em Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos: um estudo das práticas de professores em formação inicial. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(2), 129–151. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4234

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a