A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Moderna

Autores

  • Eder Pires de Camargo Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia - UNESP
  • Roberto Nardi Departamento de Educação e do Programa de Pósgraduação em Educação para a Ciência (Área de Concentração: Ensino de Ciências) da Faculdade de Ciências - UNESP
  • José Nivaldo Correia Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência, área de concentração Ensino de Ciências da Faculdade de Ciências

Resumo

O presente artigo encontrase inserido dentro de um estudo que busca compreender as principais barreiras para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto do ensino de física. Focalizando aulas de física moderna, analisa as dificuldades comunicacionais entre licenciandos e discentes com deficiência visual. Para tal, enfatiza as estruturas empírica e semânticosensorial das linguagens utilizadas, indicando fatores geradores de dificuldades de acessibilidade às informações veiculadas. Recomenda, ainda, alternativas que visam dar condições à participação efetiva do discente com deficiência visual no processo comunicativo, das quais se destacam: a destituição da estrutura empírica audiovisual interdependente e a exploração das potencialidades comunicacionais das  linguagens constituídas de estruturas empíricas de acesso visualmente independente.

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Camargo, E. P. de, Nardi, R., & Correia, J. N. (2011). A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Moderna. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3981

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