A seleção de experimentos de química pelo professor e o saber profissional

Autores

  • Alice Assis Universidade Estadual Paulista
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina
  • Wanda Naves Cocco Salvadego Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Neste artigo identificam-se os objetivos que três professores de Química do ensino médio dão para a utilização de experimentos nas aulas, baseados nas categorias Motivacional, Funcional, Instrucional e Epistemológica de Laburú (2005). A categoria Instrucional foi demonstrada pelos três professores, a Motivacional por dois desses professores, enquanto as categorias Epistemológica e Funcional apenas por um deles. Concomitantemente, mostra-se que é possível compreender os motivos para cada professor estar assim classificado, tomando como referência a sua relação com o saber profissional, feita a partir de uma leitura particular do referencial teórico de Charlot (2000). Paralelamente, tenta-se mostrar que a análise do problema do malogro da implementação experimental não se reduz a uma simples interpretação negativa, fundamentada no discurso da falta ou da ausência de algo impeditivo dessa prática de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-12

Como Citar

Assis, A., Laburú, C. E., & Salvadego, W. N. C. (2011). A seleção de experimentos de química pelo professor e o saber profissional. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4009

Edição

Seção

Artigos