Ensino integrado em Saúde e prática interprofissional

uma experiência na graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.14820

Palavras-chave:

Ensino integrado, Formação interdisciplinar, Prática interprofissional, Saúde Pública

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade descrever a experiência do ensino integrado em saúde nas práticas acadêmicas em uma universidade pública do estado de Alagoas. Como forma de exemplificar a estratégia utilizada por essa instituição de ensino superior para favorecer o ensino e a formação interdisciplinar, bem como as práticas interprofissionais envolvidas, o artigo apresenta um relato de experiência que aconteceu nos anos de 2017 e 2018 em disciplinas específicas ofertadas para os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Essa experiência possibilitou a vivência da prática interprofissional na formação em saúde e a elaboração de planos de ação como proposta de intervenção – considerando as complexidades das comunidades visitadas –, além da construção do conhecimento de forma coletiva. Isso pôde reforçar o trabalho no campo da saúde pública, que necessita de profissionais que saibam trabalhar em equipe e interagir com as diferentes formações, especialidades e especificidades.

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Biografia do Autor

John Victor dos Santos Silva, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Acadêmico do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Integrante do Grupo de pesquisa “Ensino, Saúde e Sociedade”, vinculado ao CNPq.

Claudio José dos Santos Júnior, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Integrante do Grupo de pesquisa “Ensino, Saúde e Sociedade”, vinculado ao CNPq.

Mara Cristina Ribeiro, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Terapeuta Ocupacional, mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Pró-reitora estudantil e professora titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Líder do grupo de pesquisa “Ensino, Saúde e Sociedade”, vinculado ao CNPq.

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Publicado

17-12-2019

Como Citar

SILVA, J. V. dos S.; SANTOS JÚNIOR, C. J. dos; RIBEIRO, M. C. Ensino integrado em Saúde e prática interprofissional: uma experiência na graduação. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–14, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.14820. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/14820. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos