Representações sociais dos discentes de um curso de graduação em enfermagem sobre avaliação no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Dener Carlos dos Reis
  • Selme Silqueira de Matos UFSC, Departamento de Enfermagem , Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; UFMG, Programa de Pós-graduação em Enfermagem
  • Marta Lenise do Prado UFSC, Departamento de Enfermagem , Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; UFMG, Programa de Pós-graduação em Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v9i4.50804

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Avaliação, Educação Superior, Aprendizagem

Resumo

Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, sobre a visão dos discentes de um curso de Graduação em Enfermagem de Minas Gerais. O objetivo foi identificar e analisar as Representações Sociais sobre avaliação feita pelos docentes no processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Os resultados apontaram a utilização da avaliação no processo ensino-aprendizagem com dupla funcionalidade. Sendo uma ênfase na funcionalidade negativa: "reprodução de conteúdo", "medida do conhecimento", "valorização do erro" entre outras. Em contraponto a avaliação com uma funcionalidade positiva, qual seja, "participativa", "processual", "integrante da construção de conhecimento". Essas representações discentes parecem ter grande aproximação com as atuais tendências no campo da avaliação educacional. Entretanto, evidenciou-se a necessidade de reflexão das práticas concretas de avaliação que nas representações discentes se mostram dentro de uma concepção pedagógica tradicional.

Downloads

Publicado

01-12-2005

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Representações sociais dos discentes de um curso de graduação em enfermagem sobre avaliação no processo ensino-aprendizagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2005 [citado 15º de janeiro de 2025];9(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50804

Artigos Semelhantes

21-30 de 1246

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>