O discurso das conjunções como dinâmica do pensamento artista

Autores

  • Irene de Mendonça Peixoto Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15590

Palavras-chave:

arte contemporânea, processos artísticos, instâncias analógicas

Resumo

A proposta deste artigo é investigar a dinâmica das estratégias criadoras que conjugam heterogêneos produzindo trabalhos que mudam de natureza em função das conexões que estabelecem, revelando um mundo pleno de sintonias secretas, no qual as coisas poderiam aliar-se da maneira mais contraditória e evidenciar afinidades indefinidas. Esse dom de produzir e perceber semelhanças nos conduz ao desafio de atravessar o mundo sob a perspectiva do “e”, acolhendo paradoxos, convivendo com ambivalências, afinidades e aversões. Desse modo, as conjunções da arte confrontam e expressam o infinito. 

Biografia do Autor

  • Irene de Mendonça Peixoto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil

    Possui graduação em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), especialização em design gráfico pela École Supérieure des Arts Modernes, Paris, mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado (2016) no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais- EBA/UFRJ. Designer, artista gráfica e professora da Escola de Belas-Artes/UFRJ, Departamento de Comunicação  e do Programa de Pós-Graduação em Design - EBA/UFRJ, tem experiência na área de Artes Visuais e Comunicação Visual.

     

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Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

O discurso das conjunções como dinâmica do pensamento artista. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, 2018. DOI: 10.35699/2238-2046.2018.15590. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15590. Acesso em: 19 dez. 2024.

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