O discurso das conjunções como dinâmica do pensamento artista
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15590Palavras-chave:
arte contemporânea, processos artísticos, instâncias analógicasResumo
A proposta deste artigo é investigar a dinâmica das estratégias criadoras que conjugam heterogêneos produzindo trabalhos que mudam de natureza em função das conexões que estabelecem, revelando um mundo pleno de sintonias secretas, no qual as coisas poderiam aliar-se da maneira mais contraditória e evidenciar afinidades indefinidas. Esse dom de produzir e perceber semelhanças nos conduz ao desafio de atravessar o mundo sob a perspectiva do “e”, acolhendo paradoxos, convivendo com ambivalências, afinidades e aversões. Desse modo, as conjunções da arte confrontam e expressam o infinito.
Referências
AGAMBEN, G. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.
___________. Sigantura Rerum. Barcelona: Editorial Anagrama, 2010.
BACHELARD, G. In: Os Pensadores. Org. José Américo Motta Pessanha. São Paulo: Ed. Abril Cultural, 1978
BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1985.
CHEVALIER, J. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, G. O que é Filosofia? São Paulo: Ed. 34, 1992.
DIDI-HUBERMAN, G. Prefácio in Aby Warburg et l´image en movement. Philippe Alain Michaud.
Edition Macula, 1998.
_________. Atlas ¿Cómo llevar el mundo a cuestas?. Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 2010.
JUNG, C. G. The Red Book, Liber Novus. London: W.W. Norton & Company, 2009
MALRAUX, A. La peinture de Galanis, dans Écrits sur l'art. Paris: Gallimard, 2004.
NUNES, B. Hermenêutica e Poesia. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.
PÉREZ-ORAMAS, L. Arte e Iminência. In: Catálogo Trigésima Bienal de São Paulo: a Iminência das Poéticas. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2012.
TUNGA. Barroco de Lírios. São Paulo: Ed. Cosac Naify, 1997.
VALÉRY, P. Introdução ao método de Leonardo da Vinci. São Paulo: Ed. 34, 1998.
WARBURG, A. Introdução ao Atlas Minemosyne. In: Dossiê Aby Warburg. Org. César Bartholomeu, Arte e Ensaios 22. Ed. PPGAV –EBA/UFRJ, 2009.
Cadernos EAV 2009: encontros com artistas / organização Escola de Artes Visuais do Parque Lage: Anna Bella Geiger [et al.].; [organização Joanna Fatorelli e Tania Queiroz] - Rio de Janeiro: EAV, 2012.
Entrevista de Marina Fraga. Site da Revista Carbono 01, Início do mundo, 2012/2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Irene de Mendonça Peixoto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.