Reflexões sobre o ensino de arte na escola e a atuação do professor

Entradas pela dança

Autores

  • Larissa Kelly Oliveira Marques Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15601

Palavras-chave:

Ensino, Arte, Atuação do professor

Resumo

O artigo discute o ensino de Arte e a atuação do professor na escola. Pontua também o ensino de Dança e a ação docente daquele que a leciona. São problematizados os desafios postos para a inserção desse ensino, com ênfase nos documentos que o orientam. Destaca argumentos que justificam a presença da Arte na Educação Básica e ressalta as contribuições da Dança para o educando, como aguçar a escuta de si, dos outros e do seu entorno, reconhecer códigos gestuais diversos e construir novos vocabulários. Sugere, além disso, que o professor de Dança articule o fazer, o apreciar e o contextualizar em Dança, partilhe experiências e instigue saberes em uma relação recíproca de ensino e aprendizagem.

 

 

Biografia do Autor

  • Larissa Kelly Oliveira Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Brasil

    Professora da Licenciatura em Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do grupo de pesquisa Cirandar.

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Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Reflexões sobre o ensino de arte na escola e a atuação do professor: Entradas pela dança. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 26–44, 2018. DOI: 10.35699/2238-2046.2018.15601. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15601. Acesso em: 25 dez. 2024.

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