UM OLHAR ESTRANGEIRO SOBRE A PRÁTICA DO ESTÁGIO EM TEATRO EM MENDOZA/ARGENTINA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15617Palavras-chave:
Pedagogia do Teatro, Estágio em Teatro, Intercâmbio DocenteResumo
O presente artigo é fruto de um intercâmbio docente do autor na Universidad Nacional de Cuyo (UNCUYO) – Argentina e tem como foco a relação do estágio supervisionado em Teatro. O autor destaca, portanto, sua atuação enquanto professor coordenador de Estágios na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e sua permanência em UNCUYO, a fim de problematizar como as duas instituições têm promovido o Estágio Curricular no diálogo com as escolas de educação básica. Conclui-se entendendo que há pontos de aproximação entre as duas universidades no que tange à importância do estágio para a formação docente e é necessário problematizar o modo como o estágio em Teatro tem sido praticado na UFMG.
Referências
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP 2/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 9.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP 2/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho de 2015 – Seção 1 – pp. 8-12.
CALDERANO, Maria da Assunção (orga.). Estágio curricular: concepções, reflexões teóricopráticas e proposições. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012.
CAMPOS, Vilma. Entre o limiar e a passagem: tempo de estágio no professor de teatro. In: O Percevejo on line – Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC/UNIRIO. V. 1, fasc. 2, jul. – dez. 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
MENEZES, Paulo Henrique Dias. Formação profissional prática específica do professor: reflexões sobre um modelo colaborativo de estágio curricular supervisionado. In: CALDERANO, Maria da Assunção (orga.). Estágio curricular: concepções, reflexões teóricopráticas e proposições. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012. (p. 209 – 236).
KOUDELA, Ingrid. Estranhamento. IN: KOUDELA, Ingrid; ALMEIDA JÚNIOR, José Simões (orgs.). Léxico de pedagogia do teatro. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva: SP Escola de Teatro, 2015. (p. 69 – 71).
NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. 2ª. Edição. Porto: Porto Editora, 1995.
OLIVEIRA, Daniela Motta de; FERREIRA, Rosângela Veiga Júlio. Colégios de Aplicação e formação de professores: um diálogo com os estágios como esferas formadoras. In: CALDERANO, Maria da Assunção (orga.). Estágio curricular: concepções, reflexões teóricopráticas e proposições. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012. (p.125 – 144).
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
PEREIRA, Regina Coeli Barbosa; PEREIRA, Rosilene de Oliveira. O estágio supervisionado no contexto da formação de professores. In: CALDERANO, Maria da Assunção (orga.). Estágio curricular: concepções, reflexões teórico-práticas e proposições. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012. (p.21 – 34).
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEATRO–MODALIDADES: LICENCIATURA EM TEATRO E BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO TEATRAL; UFMG; 2005.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12ªed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
TROZZO, Ester. La vida em juego: miradas acerca del Teatro como aprendizaje escolar. 1ª ed. San Justo: Nueva Generación, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Ricardo Carvalho de Figueiredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.