Uma poética de dispositivos artísticos com aparatos computacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20713

Palavras-chave:

Algoritmo, Dispositivo, Arte e Tecnologia

Resumo

Este artigo trata de experimentos artísticos com aparatos computacionais, apresentando a ideia de uma poética de heterogêneses. Nesse âmbito, propomos o entendimento de modos de composição que lidam com materiais e formas de pensamento que são tratados de formas distintas pelos campos da arte e da tecnologia. O texto correlaciona estudos de cunho tecnológico, como os de Kowalski (1970), Robinson (2008) e Fuller (2008), aos de reflexões contemporâneas sobre arte, como os de Bishop (2012), Broeckmann (1997), Deleuze (1992; 2005), Duguet (1988) e Goffey (2009) e, a partir dessa correlação, desloca conceitos como aparelho, aparato, algoritmo, composição e dispositivo, reorientando-os afim de erguer as bases de uma poética que se coloca entre arte e tecnologia.

Biografia do Autor

  • Leonardo Silva Souza, Universidade Federal do Sul da Bahia - Brasil

    Leo Souza se dedica à criação, pesquisa e ao ensino no campo híbrido de Arte e Tecnologia.

     

    Profissional das áreas de direção cinematográfica, direção de fotografia e roteiro, doutorando em Poéticas Tecnológicas, mestre em Montagem pela linha de pesquisa Arte & Tecnologia da Imagem (EBA-UFMG) e bacharel em Ciência da Computação (DCC-UFMG) com pesquisa sobre vídeo digital, tem também formação em dramaturgia pelo CEFAR.

     

    Atua, desde 2006, nas áreas de direção e montagem para audiovisual, na direção de audiovisual para teatro e na criação de tecnologias para audiovisual. No campo das artes audiovisuais e da educação, trabalhou como professor-pesquisador em instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais, a OI Kabum! e a Associação Imagem Comunitária.

     

    Dentro de sua pesquisa em narrativas multilineares e rotoscopia automatizada, Leo Souza publicou diversos estudos sobre impactos da montagem multilinear na dramaturgia e direção de audiovisual. Na sua experiência docente, inaugurou coordenou e ministrou vários cursos de vídeo e multimídia em Belo Horizonte, tendo recebido prêmios, menções de honra e destaques desde o início de seu percurso em Arte, Educação e Tecnologia. Atualmente é coordenador de audiovisual na CAC UFMG.

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Publicado

2020-11-29

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

Uma poética de dispositivos artísticos com aparatos computacionais. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 20, p. 232–254, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.20713. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/20713. Acesso em: 19 dez. 2024.

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