Uma poética de dispositivos artísticos com aparatos computacionais
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20713Palavras-chave:
Algoritmo, Dispositivo, Arte e TecnologiaResumo
Este artigo trata de experimentos artísticos com aparatos computacionais, apresentando a ideia de uma poética de heterogêneses. Nesse âmbito, propomos o entendimento de modos de composição que lidam com materiais e formas de pensamento que são tratados de formas distintas pelos campos da arte e da tecnologia. O texto correlaciona estudos de cunho tecnológico, como os de Kowalski (1970), Robinson (2008) e Fuller (2008), aos de reflexões contemporâneas sobre arte, como os de Bishop (2012), Broeckmann (1997), Deleuze (1992; 2005), Duguet (1988) e Goffey (2009) e, a partir dessa correlação, desloca conceitos como aparelho, aparato, algoritmo, composição e dispositivo, reorientando-os afim de erguer as bases de uma poética que se coloca entre arte e tecnologia.
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