Ponto de escuta e tridimensionalidade sonora na ficção e no documentário
Para uma estética do envelopamento no cinema contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21604Palavras-chave:
Artes, Cinema, Ponto de escuta, Som no cinema, Tridimensionalidade do somResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a tridimensionalidade sonora proporcionada pelos atuais sistemas de exibição e mixagem de som no cinema ficcional e documental. Para tal, a discussão propõe também o estudo de filmes como Nos vemos no paraíso (2017), Bethany Hamilton: Sem Limites (2018), dentre outros, com o intuito de compreender como o som se relaciona com os conceitos de ponto de escuta subjetivo e espacial (CHION, 2008),de que forma se dá a tridimensionalidade sonora da obra na sala de exibição e algumas das possibilidades teóricas e estéticas abertas por este desenvolvimento técnico.
Referências
ALTMAN, Rick. Sound Space. In: _____. (Org.) Sound Theory/Sound Practice. London: Routledge, 1992. p. 46-64
AUDIOMEDIA International. Ink Production brings Dolby Atmos to France. 14 maio 2013. Disponívelem: <https://www.audiomediainternational.com/2013/05/14/ink-production-brings-dolby-atmos-to-france/>. Acesso em: 15 out. 2019.
BETHANY Hamilton: sem limites. Director: Aaron Lieber. Estados Unidos: Entertainment Studios Motion Pictures/Netflix, 2019. 01 arquivo digital (100 min.), colorido.
CARREIRO, Rodrigo. A pós-produção de som no audiovisual brasileiro. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2019. Disponível em: <https://www.academia.edu/39198372/A_p%C3%B3s-produ%C3%A7%C3%A3o_de_som_no_audiovisual_brasileiro_ebook_PDF_>. Acesso em: 6 fev. 2020.
CARREIRO, Rodrigo; OPOLSKI, Débora (Org.). O som do filme: uma introdução. Curitiba: Editora UFPR, 2018.
CHION, Michel. Film, a Sound Art. New York: Columbia University Press, 2009.
CHION, Michel. A audiovisão:som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.
CHION, Michel. Silence in the Loudspeakers, Or – Why, With Dolby Sound in Films, It is the Film Which Is Listening To Us’. In: SIDER, L.; FREEMAN, D.; SIDER, J. (Ed.). Soundscape: The School of Sound Lectures 1998-2001. London & New York: Wallflower Press, 2003. p. 150-154.
COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder: a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
CONTATOS imediatos do terceiro grau. Direção: Steven Spielberg. Estados Unidos: Columbia Pictures/EMI Films Ltd., 1977. 01 DVD, (135 min), colorido.
CONTRA a maré. Direção: Christophe Offenstein. França/Bélgica/Espanha: Gaumont, Films du Cap, Les, Scope Pictures, 2013. 1 DVD (101 min), color.
DOANE, Mary Ann. Ideology and the practice of sound editing and mixing. In: BELTON, John; WEIS, Elizabeth (Ed.). Film Sound:Theory and practice. Nova York, Columbia University Press, 1985. p. 54-62.
ELSAESSER, Thomas; HAGENER, Malte. Film Theory: An Introduction through the Senses. Londres: Routledge, 2015.
FLÜCKIGER, Barbara. Sound Design: Die virtuelle Klangwelt des Films, Zürcher Filmstudien 6 Marburg: Schüren, 2001 apud ELSAESSER, Thomas e HAGENER, Malte. Film Theory: An Introduction through the Senses. Londres: Routledge, 2015
GUERRA NAS ESTRELAS.Direção: George Lucas. Estados Unidos: Lucasfilm/Twentieth Century Fox, 1977. 01 DVD, (121 min.), colorido.
LARANJA MECÂNICA. Direção: Stanley Kubrick. Estados Unidos: Warner Bros.,1971. 01 DVD (136 min.), colorido.
LISTEN TO BRITAIN. Direção: Humphrey Jennings, Reino Unido: Crown Film Unit,1942. Película (20 min.), preto e branco.
NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA. Direção: WoodyAllen. Estados Unidos: Jack Rollins & Charles H. Joffe Productions,1978. 01 DVD (93 min.), colorido.
NOS VEMOS NO PARAÍSO. Direção: Albert Dupontel. França/Canadá: Stadenn Prod, Manchester Films, Gaumont, 2017. 1 DVD (117 min), colorido.
KERINS, Mark. Beyond Dolby (Stereo): Cinema in the Digital Sound Age. Bloomington: Indiana University press, 2011.
KERINS, Mark. Home Theater(s): technology, culture and style. In: MERA, Miguel, Sadoff, Ronald; Winters, Ben (Ed.). The Routledge Companion to Screen Music and Sound. London: Routledge, 2017. p. 388-399.
PANTERA NEGRA. Direção: Ryan Coogler. Estados Unido: Walt Disney Studios Motion Pictures, 2018. 01 DVD (134 min), colorido.
RORABACK, Dick. Sounding Out Ray Dolby: Inventor of Revolutionary Noise-Reduction System Has Made Money the Old-Fashioned Way. Los Angeles Times, 29 nov. 1988, Disponível em: <https://www.latimes.com/archives/la-xpm-1988-01-29-vw-26284-story.html>. Acesso em: 11 fev. 2020.
SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux: essai interdisciplines. Paris: Éditions du Seuil, 1966.
SCORPIO RISING. Direção:Kenneth Anger. Estados Unidos, produção independente, 1964. 01 vídeo (30min.), colorido.
STEFANONI, Rosana. Do silencioso ao sonoro 3D: breve reflexão sobre público e indústria cinematográfica. Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 96-104, 2012.
SMITH, Jeff. The sound of intensified continuity. In: RICHARDSON, John; GORBMAN, Claudia; VERNALLIS, Carol. (Ed.). The Oxford Handbook of New Audiovisual Aesthetics. New York: Oxford University Press, 2013a. p. 331-356.
SMITH, Jeff. Atmos, all around: A guest post by Jeff Smith. Maio, 2013b. Disponível em: <http://www.davidbordwell.net/blog/2013/05/01/atmos-all-around-a-guest-post-by-jeff-smith/>. Acesso em: 3 out. 2015.
VALENTE. Direção: Mark Andrews,Brenda Chapman e Steve Purcell. Estados Unidos, Reino Unido: Walt Disney Pictures, Pixar Animation Studios, 2012. 1 DVD (93 min), color.
VIDIGAL, Leonardo Alvares. Algumas considerações sobre a música nos filmes de |Jean Rouch. Devires- Revista de Cinema e Humanidades. Belo Horizonte, Vol.6, N.2. Pag. 46-61 Jul/Dez, 2009.
VIDIGAL, Leonardo Alvares. Música Popular e Endoclipe nas Séries Musicais Televisivas: Reggae e Deslocamento Territorial em Baila Caribe. Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular. 4., São Paulo, 2012. Anais... MUSICOM. USP, 2012.
VIDIGAL, Leonardo Alvares. Pontos de escuta e arranjos audiovisuais na ficção e no documentário. In: MOURÃO, Maria Dora Genis et al (Org.).Estudos de Cinema Audiovisual – Socine: Anais de textos completos. São Paulo: Socine, 2013. p. 292-300.
VIDIGAL, Leonardo A. e PIERRY, Marcos. Scorpio Rising: pontos de escuta e a ascensão da música popular no cinema. Contemporânea: comunicação e cultura. Salvador, V.12, N.02, p. 370-391, 2014
VIDIGAL, Leonardo Alvares; NOVAIS, Marina de Morais Faria. A audição no cinema: ponto de escuta, Dolby e a terceira dimensão do som. XVII Encontro Socine: A sobrevivência das imagens. Palhoça (SC), out. de 2013. Estudos de Cinema Audiovisual – Socine: Anais de textos completos. São Paulo: Socine, 2014, p. 402-410.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Leonardo Alvares Vidigal, Marina de Morais Novais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.