Além do papel bidimensional
Da arte de estampar papel ao papel feito à mão na gravura contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25812Palavras-chave:
Gravura, Papel feito à mão, GofragemResumo
Se quisermos entender como vêm sendo exploradas as possibilidades volumétricas e criativas do papel, é importante estudar disciplinas artísticas como a gravura, pois foi a partir dela que a comunidade artística começou a romper com a bidimensionalidade do papel. Partindo dessa premissa, este texto pretende aventurar-se no exercício de rastrear a forma pela qual, através da gravura, os artistas experimentaram com o papel, utilizando-o primeiro como suporte para a reprodução de imagens para, gradualmente, tornar-se uma fonte de experimentação e, por fim, a própria obra de arte. Nesse sentido, partiremos do século X, com a gofragem a seco, para falar do manuseio da pasta de papel na gravura contemporânea.
Referências
BERENGUER WIEDEN, Amparo. Aplicación de los materiales sintéticos al collagraph, relieve y color. 1996. Tesis doctoral presentada en el Departamento de Dibujo. Facultad de Bellas Artes, Universidad Politécnica de Valencia, Valencia.
FUENTES ESTEVE, José. (2020) José Fuentes 2002-2020. Salamanca: Ediciones de la Diputación de Salamanca. Serie Catálogos, nº 234.
GARCÍA RODRÍGUEZ, Amaury. Cultura popular y grabado en Japón: Siglos XVII a XIX. México: El Colegio de México, Centro de Estudios de Asia y África. 2005.
GILMOUR, Pat. The Kenneth Tyler and Tyler Graphics Collection of Contemporary prints and multiples 2000. New York: Sotheby's New York. 2009.
GÓMEZ ISLA, José, FUENTES ESTEVE, José. Sublime dolor. José Fuentes Esteve 2008-2011. España, Salamanca: Fundación Salamanca Ciudad de Cultura y Saberes. 2002.
MELIS-MARINI, Felice. El Aguafuerte y demás Procedimientos de Grabado sobre Metal. Barcelona: Suc. de E Meseguer. 1954.
MERÍN CAÑADA, María Ángeles. La tinta en el grabado. Viscosidad y reología, estampación en matrices alternativas. 1996. Tesis doctoral presentada en el Departamento de Dibujo. Facultad de Bellas Artes, Universidad Complutense de Madrid, Madrid.
MEDINA, José Martín, JIMÉNEZ, Gonzalo, FUENTES, José. Vello. José Fuentes. Elche, España: Iberoprinter. 2007.
MÍNGUEZ GARCÍA, Hortensia. Gráfica Contemporánea. Del elogio de la materia a la gráfica intangible. Ciudad Juárez, México: Universidad Autónoma de Ciudad Juárez. 2013.
NEWMAN, Thelma. Innovative printmaking: The making of two -and three- dimensional prints and multiples. New York: Crown Publishers. 1977.
RAMOS GUADIX, Juan Carlos. Técnicas aditivas en el grabado contemporáneo. Granada: Servicio de Publicaciones Universidad de Granada. 1992.
SOLER, Alejandro, GUASCH, Ana María, FUENTES, José. Vello. José Fuentes. Elche, España: Iberoprinter. 2010.
VIÑAS LUCAS, Ruth. Estabilidad de los papeles para estampas y dibujos. El papel como soporte de dibujos y grabados: Conservación. 1994. Tesis doctoral presentada en el Departamento de Dibujo. Facultad de Bellas Artes, Universidad Complutense de Madrid, Madrid.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Hortensia Mínguez García
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.