O livro como lugar
campo expandido do livro de artista
Palavras-chave:
Artes - estudo e ensino, Livro de artistaResumo
O texto trata da atuação de diferentes artistas na abordagem do livro como suporte do pensamento artístico e da problemática entre o livro de artista e a publicação informativa, assim como da relação do livro com o monumento público ou da própria interferência na arquitetura. Aborda propostas de bases políticas e situações escultóricas com poéticas relacionadas à instalação, à performance ou à videoinstalação. Atinge também poéticas conexas à temporalidade.
Referências
CALDAS, Waltercio. Manual da ciência popular. Arte Brasileira Contemporânea. São Paulo: Cosac Naify, 2007. (1ª publicação - Rio de Janeiro: Funarte, 1982).
DARBOVEN, Hanne. Constructed Literary Musical. Germany: Cantz Verlag, 1994. Entrevista de Ingrid Burgbacher-Krupka a Hanne Darboven.
SCHWARZ, Dieter. Learn to read art: Lawrence Weiner Books 1968-1989. Köln: Buchhandlung Walter König, 1989.
VENÂNCIO, Paulo. Leitura preparatória. In: Waltercio Caldas. Manual da ciência popular. Arte Brasileira Contemporânea. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.